Sobre o programa

O Programa de Formação Continuada de Professores se destina a complementar a formação dos professores com o emprego do debate sobre diferentes temáticas pertinentes às salas de aula e aos conteúdos da Educação Básica.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 120 horas organizada em disciplinas de 30 horas. São realizados três processos seletivos por ano, quando o interessado pode se candidatar a até duas disciplinas a sua escolha.

  • Pré-requisitos:
    1. Ler e conhecer o edital;
    2. Ter domínio de navegação na internet;
    3. Ter um e‐mail pessoal ativo sem filtro antispam;
    4. Ter domínio, pelo menos, do uso de editores de textos;
    5. Ter disponibilidade para participar da sala de aula virtual por cerca de três horas semanais, para realizar a troca e a construção colaborativa de conhecimentos;
    6. Ser graduado ou licenciando.
  • Público-alvo: Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Médio)
  • Cursos nas Áreas de:
    • Ciências da Natureza
    • Ciências Humanas
    • Educação Especial e Inclusiva
    • Linguagens e Códigos
    • Matemática
    • Prática Docente
    • Tecnologia Educacional
  • Modalidade: a distância.

    Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma.

  • Certificação: Será concedido certificado de Atualização ao cursista que cumprir com aprovação, em período de até dois anos, a carga horária de 120 horas, sendo pelo menos 90 horas em disciplinas de uma mesma área.
  • Carga horária: 120h (cada disciplina tem carga horária de 30h)

Processo seletivo 2025.2

Cabe ao candidato ficar atento ao calendário para não perder as etapas do processo. As datas poderão ser alteradas a qualquer momento por determinação da coordenação de ensino.

Inscrições: 6 a 25 de maio Inscrições abertas Resultado da seleção: 3 de junho
Início do curso: 3 de junho Período letivo: 3 de junho a 25 de agosto

Como se inscrever

  1. Escolha, na lista de disciplinas oferecidas abaixo, a área, o curso e a disciplina de seu interesse.
  2. Clique sobre o nome da disciplina para ler todas as informações necessárias e acessar a ficha de inscrição.
Ciências da Natureza
Curso Disciplina
Biologia Diversidade dos seres vivos
Estratégias de ensino híbrido nas Ciências da Natureza
Genética Básica
Física Aprendizagem por problemas no Ensino de Física: estudo de casos e uso da IA
Construindo jogos didáticos em Física
IA e as metodologias ativas na Educação
Química Mergulhando nas soluções
Ciências Humanas
Curso Disciplina
Filosofia Questões filosóficas sobre a implementação da Lei nº 11.645/08
História A persistência da escravidão: trabalho e direitos humanos no Brasil oitocentista
"É junho, é festa, é boi-bumbá": o que o festival tem a nos ensinar?
Imagens, acervos e fabulações: outros percursos para o ensino de histórias afrodiaspóricas
Educação Especial e Inclusiva
Curso Disciplina
Teoria e práticas pedagógicas na Educação Acessibilidade na avaliação escolar de alunos público alvo da Educação Especial
Altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade: AH/SD e TDAH
Audiodescrição didática
Autismo e transição para a vida adulta: desafios e oportunidades
Comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para estudantes com autismo e síndromes
Interseccionalidade e práticas pedagógicas para acessibilidade
Ledor e transcritor
Práticas pedagógicas inclusivas com estudantes público da Educação Especial
Linguagens e Códigos
Curso Disciplina
Arte Ensino da Arte na Educação Inclusiva
Língua Portuguesa e Literatura Aprender pelo verso: perspectivas poéticas de mulheres e a sala de aula
Avaliação em Língua Portuguesa 3: prática de interpretação e criação de itens de larga escala
Educação literária na perspectiva dos letramentos
Ferramentas digitais para o ensino de Língua Portuguesa
Redação para o Enem: desafios em sala de aula
Matemática
Curso Disciplina
Aspectos da Educação Matemática Avaliações digitais dinâmicas em Matemática
Matemática aplicada no cotidiano para os anos iniciais
O uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da Geometria Analítica Plana
Ensaios matemáticos em sala de aula Matrizes e sistemas lineares
Prática Docente
Curso Disciplina
Educação, drogas e redução de danos Educação para a convivência digital
Instrumentação para o ensino Educação 5.0: tecnologias, humanismo e inovação pedagógica
Inteligência relacional e práticas cooperativas
Pedagogia da Saúde: gerenciamento emocional para educadores
Saberes do cotidiano escolar Inteligência artificial na Educação: perspectivas da propriedade intelectual
Mediação de conflitos no ambiente escolar
Tecnologia Educacional
Curso Disciplina
Formação via Web Aprendizagem adaptativa e personalizada
IA: questões práticas, éticas e o seu impacto na educação
Metodologias ativas para a escola do futuro
Informática Educativa Educação com neurociência e inteligência artificial
Edutainment com inteligência artificial

Como acessar a sala de aula virtual

O acesso a sala de aula é liberado apenas a partir da data de inicio do curso.

  1. Acesse o endereço extensao.cecierj.edu.br/saladeaula;
  2. Identificação de usuário: CPF, sem pontos nem traço, incluindo o zero inicial (se houver).
    Senha: igual à identificação de usuário.

Dúvidas?

Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br