– Xiiii, filha... Acho que desta vez a mamãe andou bebendo muita água por aí... rsss | ||
– Mamãe, você está falando sério?! | ||
– Claro que estou, filha. Não foi o seu pai que disse "precisamos aprender a perceber o quanto somos capazes de enxergar"? Ele está certíssimo. Tanto faz se olhamos para o céu ou para cá, na Terra. Nós não estamos acostumados a perceber o quanto este universo é grande. | ||
– Agora fiquei curioso... como assim? | ||
– Precisamos entender primeiro como medir alguma coisa. Por exemplo, esta mesa do computador mede uns 2 metros de largura, hoje deve estar fazendo uns 30ºC e a distância daqui ao colégio onde trabalho é de 10 km. | ||
– Isso eu já aprendi na escola. Cada coisa tem uma unidade específica! | ||
– Isso mesmo, minha filha, mas podemos medir uma mesma coisa de diferentes formas. Por exemplo, eu posso dizer que esta mesa, ao invés de 2 metros, tem 200 centímetros. Mas o pior é que em lugares diferentes as pessoas utilizam unidades diferentes. Os norte-americanos, por exemplo, usam Fahrenheit como escala de temperatura e milha como unidade de distância. | ||
– Mas é esse o ponto aonde quero chegar, Carlos. Precisamos de uniformidade; ao longo da História muitas unidades foram sendo criadas; hoje precisamos de uma linguagem comum. Essa linguagem na ciência é estabelecida por diversos órgãos, e um dos mais importantes, especialmente para a Química, é a IUPAC. Eles definem como nós, os norte-americanos, os australianos etc. vamos nos comunicar em relação às unidades da Química por meio de um sistema internacional de unidades. Segundo esse sistema, toda distância deve ser medida em metro, toda temperatura em Kelvin, todo tempo em segundos e assim por diante. Convencionou-se medir a quantidade de matéria em mol. | ||
– Mol como nós? O sobrenome de nossa família!?! | ||
– Você tá debochando de mim, Tânia, quer dizer que o meu maior carma do Ensino Médio, além de meu sobrenome, é uma unidade como outra qualquer que mede apenas quantidade de matéria? | ||
– É isso aí! Chamamos a quantidade de matéria de qualquer substância ou mistura de mol. Sua unidade é também chamada de mol, da mesma maneira que, para medir comprimento, estabelecemos o metro como unidade padrão e o símbolo m para representá-lo, e assim por diante. Olhe esta tabela, veja como existem várias unidades já criadas. | Nota 1 | |
– Mol é uma unidade como outra qualquer. E como a Química é uma ciência que estuda a matéria, nada mais justo que a unidade mais importante do químico seja o mol. E, como qualquer outra unidade, podemos fazer uma relação dela com outras. Por exemplo, neste copo aqui, que contém água, tem uma quantidade de matéria que pode ser expressa em mol, em massa, em volume etc. Veja, serão valores diferentes, mas que querem significar a mesma coisa: a quantidade de água. O grande lance é saber como relacionar mol e as outras unidades. | ||
– Mas essa sempre foi minha maior dificuldade... E acho que a de seus alunos também. | ||
– É mesmo, Carlos, mas não é tão complicado assim. Você lembra que falamos sobre massa atômica? Precisamos definir também o que chamamos de massa molecular... | ||
– Como não sou tão ignorante assim, creio que deva ser a soma das massas atômicas dos elementos que constituem a molécula... | ||
– Isso mesmo, meu amor!! Viu como é simples? Veja alguns exemplos aqui no meu caderno... | Nota 2 | |
– Em alguns campos da ciência, especialmente a Física, ou mesmo entre colegas desavisados, ainda é costume chamar massa molecular de peso molecular. Apesar de bem aceito pela tradição de seu uso, é uma denominação errada; na verdade, 9,98 vezes errada. Peso é uma grandeza de força e vetorial! Depois explico isso... A fórmula do peso é: P = G.m, sendo G = 9,8 m/s2 . Assim, também não é correto dizer que você foi ver seu "peso" numa balança. O que se mede na balança é a massa, que expressamos em quilogramas. Nosso peso varia em função da gravidade em que estamos, a massa não. | ||
– Tudo bem, Tânia e o que isso tem a ver com mol? | ||
– Tudo, Carlos. A relação entre mol e massa é dada pelo que, em Química, chamamos massa molar. Ela é definida como a quantidade de matéria (em gramas) existente em um mol de qualquer coisa. Essa massa é numericamente igual à massa atômica, se estivermos trabalhando com átomos, e à massa molecular, se estivermos trabalhando com moléculas. Veja estes exemplos aqui no caderno...
Fonte: IQ-UNESP de Araraquara /NDCOM 1 mol de NaCl equivale a aproximadamente 58,5g. Mas veja só: em geral, os sais são bastante higroscópicos (absorvem água com facilidade) e, por isso, deve existir um erro nessa medida, porque ela tende a aumentar conforme mais água vai sendo absorvida. Existem equipamentos gravimétricos especiais para a análise da massa de substâncias sobre a atmosfera seca e ambiente (temperatura e pressão) controlado. | Nota 3 | |
– Eu estou entendendo, Tânia, mas acho que preciso digerir melhor este assunto... Minha mente está ficando muito pesada, ou devo dizer mais massuda?!? (ri) | ||
– (ri) Tudo bem, percebi que você se cansou dessa conversa. Vou corrigir algumas provas agora. |