Os primeiros passos no mundo da química

Atividades

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Aula 1 Matéria e energia

Atividade 1
Fervendo água na seringa

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Atividade 2
Acenda uma vela; observe-a e procure responder às questões

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Aula 2 Átomos, Moléculas e Íons

Atividade 3
Por que acreditamos em átomos?

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Atividade 4
A construção de modelos

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Aula 3 Substâncias Puras e Misturas

Atividade 5
Roteiro

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Atividade 6
Sal e gelo

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Atividade 7

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Aula 4 Mol e massa molecular

Atividade 8

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Atividade 9

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Aula 5 Soluções e Concentração

Atividade 10

Os dados abaixo foram extraídos do "Boletim de Análise dos Parâmetros Semestrais do CONAMA No 357/05", disponibilizado pela CEDAE no primeiro semestre de 2007.

SISTEMA Mazomba Saudoso Gávea Pequena
MANANCIAL Rio Mazomba Rio Saudoso Rio Gávea Pequena
Parâmetros
Ferro dissolvido (mg/L) < 0,01 0,52 < 0,01
Chumbo (mg/L) < 0,01 < 0,01 < 0,01
Cloreto (mg/L) 2,3 5,1 8,8
Zinco (mg/L) 0,059 < 0,01 < 0,01
Fonte: http://www.cedae-rj.com.br/

Com base na tabela acima, calcule a concentração molar (mol/L) de ferro dissolvido no sistema Saudoso. Faça o mesmo para o íon cloreto no sistema Gávea Pequena. (Dados: massa molar do ferro: 55,85 g/mol; massa molar do cloreto: 35,45 g/mol)

Os metais chumbo e zinco são considerado tóxicos e, dependendo de suas concentrações, podem comprometer a qualidade da água de um determinado manancial. Pesquise as concentrações máximas permitidas desses metais para que não haja comprometimento da vida aquática num manancial. Compare esses valores com os valores disponível na tabela acima e comente se algum dos três sistemas, Mazomba, Saudoso ou Gávea Pequena, pode estar comprometido pela concentração de chumbo e/ou zinco. Uma dica para obter essas concentrações é acessar os sítios:

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Atividade 11

As seguintes "informações nutricionais" podem ser encontradas no rótulo de uma marca de sal refinado iodado:

Quantidade por porção de 1g:

cloreto de sódio 993 mg
iodato de potássio 0,0674 mg
ferrocianeto de potássio 6,93 mg

Com base nas informações acima, determine a porcentagem em massa (%p/p) e a concentração molal (mol/kg) de iodato de potássio (KIO3) no sal considerado. [Dados: massa molar do iodato de potássio = 214 g/mol].

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Atividade 12

O ácido clorídrico (HCl) é comercializado na forma de uma solução aquosa de concentração igual a 37 %p/p e densidade igual a 1,19 g/mL. Com base nestas informações, calcule o valor da concentração de HCl, em g/L, na solução comercial. Qual a concentração molar (mol/L) de íons H+ na mesma solução?


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Aula 6 Reações Químicas

Atividade 13

Vamos testar o conceito de catalisador. Pegue três pedaços de carne pequenos (cubos de +- 5 cm) e coloque um em uma tigela com água; o segundo, coloque imerso em vinagre, e o terceiro, em um suco bem concentrado de casca de abacaxi (bata no liquidificador a casca de um abacaxi e um mínimo de água, só o suficiente para formar um suco). Deixe os cubos de carne imersos por duas horas e depois retire. Verifique o que mudou nos três pedaços, em termos de cor e textura. Sabendo que o amaciamento da carne provém de uma reação de hidrólise parcial de suas proteínas, você pode explicar o que aconteceu com a carne em cada situação?

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Atividade 14

Além de catalisadores, temos também os inibidores de reações. Corte uma maçã em cubos e divida em quatro partes. Deixe uma parte exposta ao ar, outra imersa em água, a terceira imersa em água acidulada com suco de limão e a quarta em água acidulada com vinagre. Verifique as transformações que irão ocorrer nos cubos ao longo de duas horas e explique o que ocorreu. Se ao invés de deixar imerso em água, você deixasse imerso em óleo, que resultado você esperaria observar?

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Atividade 15

Vamos testar a influência da temperatura do meio na cinética de uma reação química. Pegue três comprimidos efervescentes idênticos e coloque o primeiro em um copo (200 mL) de água à temperatura ambiente. Meça o tempo para a total desintegração e dissolução do comprimido. Faça o mesmo com os outros dois comprimidos, mas um deles deve ser colocado em um copo de água quente e outro em um copo com água gelada. O que você observa? Como você explica estes resultados?

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Aula 7 Quantificando as Reações: Noções de Estequiometria

Atividade - (Opcional, complementa outra atividade de menor pontuação

Durante o curso de Química Zero, utilizamos diálogos para auxiliar no processo de aprendizagem. Como atividade final, propomos que você complete a Aula 7. Veja que o texto "termina" com Tânia querendo ouvir outros exemplos de Carlos. Pegue esse "gancho" e conclua esta história, citando outros exemplos dentro da cena, com os mesmos ou outros personagens, se preferir. É importante que, ao longo de seu texto, apareça ao menos mais um exemplo químico concreto sobre Estequiometria. Seja criativo, ouse, invente! A palavra agora é sua!

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