Atividades
Aula 1 l 2 l 3 l 4 l 5 l 6 | 7
Aula 1 Matéria e energia
Atividade 1
Fervendo água na seringa
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Atividade 2
Acenda uma vela; observe-a e procure responder às questões
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Aula 2 Átomos, Moléculas e Íons
Atividade 3
Por que acreditamos em átomos?
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Atividade 4
A construção de modelos
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Aula 3 Substâncias Puras e Misturas
Atividade 5
Roteiro
Olhe as imagens abaixo. Elas correspondem às seqüências de um experimento envolvendo o congelamento de uma flor em uma mistura de etanol e gelo seco. Elabore um roteiro de aula prática para seus alunos, explicando não só o procedimento da prática mas também a teoria envolvida em todas as etapas.
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Atividade 6
Sal e gelo
Observe a imagem abaixo. Esta cena é muito comum em países do Hemisfério Norte, quando se joga sal grosso sobre as calçadas no inverno para impedir o acúmulo de neve e a formação de uma camada de gelo. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta aula, explique por que a adição de sal impede o congelamento da água.
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Atividade 7
Você já reparou que a cachaça artesanal, normalmente de melhor qualidade, é amarelada, enquanto a industrializada é incolor? Proponha uma explicação para este fato. Aproveite e olhe o rótulo de diversas bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, cachaça, uísque, rum etc.) e do álcool comercial vendido em supermercados. Observe que existe um valor de gradação alcoólica, que em muitos casos está descrita na forma o GL. O que significa esse símbolo e o que ele representa?
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Aula 4 Mol e massa molecular
Atividade 8
Os alunos, de forma geral, não têm dimensão do significado da grandeza mol. Assim, é comum encontrar, em provas, respostas em que a concentração achada por um aluno seja 3.000 mol/L. Considerando essa concentração, determine a massa de CaCl2 que seria necessária para preparar 1 litro dessa solução. Comente o valor encontrado e sua impossibilidade.
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Atividade 9
É muito comum dizermos que "mol é a dúzia do químico". Suponha então que uma laranja pese em média 30g e que um caminhão possa transportar, por viagem, o equivalente a duas toneladas. Faça as contas e determine quantos caminhões seriam necessários para transportar 10 mols de laranjas. Expresse esse valor em palavras. Comente o resultado que você encontrou.
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Aula 5 Soluções e Concentração
Atividade 10
Os dados abaixo foram extraídos do "Boletim de Análise dos Parâmetros Semestrais do CONAMA No 357/05", disponibilizado pela CEDAE no primeiro semestre de 2007.
SISTEMA | Mazomba | Saudoso | Gávea Pequena |
MANANCIAL | Rio Mazomba | Rio Saudoso | Rio Gávea Pequena |
Parâmetros | |||
Ferro dissolvido (mg/L) | < 0,01 | 0,52 | < 0,01 |
Chumbo (mg/L) | < 0,01 | < 0,01 | < 0,01 |
Cloreto (mg/L) | 2,3 | 5,1 | 8,8 |
Zinco (mg/L) | 0,059 | < 0,01 | < 0,01 |
Com base na tabela acima, calcule a concentração molar (mol/L) de ferro dissolvido no sistema Saudoso. Faça o mesmo para o íon cloreto no sistema Gávea Pequena. (Dados: massa molar do ferro: 55,85 g/mol; massa molar do cloreto: 35,45 g/mol)
Os metais chumbo e zinco são considerado tóxicos e, dependendo de suas concentrações, podem comprometer a qualidade da água de um determinado manancial. Pesquise as concentrações máximas permitidas desses metais para que não haja comprometimento da vida aquática num manancial. Compare esses valores com os valores disponível na tabela acima e comente se algum dos três sistemas, Mazomba, Saudoso ou Gávea Pequena, pode estar comprometido pela concentração de chumbo e/ou zinco. Uma dica para obter essas concentrações é acessar os sítios:
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Atividade 11
As seguintes "informações nutricionais" podem ser encontradas no rótulo de uma marca de sal refinado iodado:
Quantidade por porção de 1g:
cloreto de sódio | 993 mg |
iodato de potássio | 0,0674 mg |
ferrocianeto de potássio | 6,93 mg |
Com base nas informações acima, determine a porcentagem em massa (%p/p) e a concentração molal (mol/kg) de iodato de potássio (KIO3) no sal considerado. [Dados: massa molar do iodato de potássio = 214 g/mol].
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Atividade 12
O ácido clorídrico (HCl) é comercializado na forma de uma solução aquosa de concentração igual a 37 %p/p e densidade igual a 1,19 g/mL. Com base nestas informações, calcule o valor da concentração de HCl, em g/L, na solução comercial. Qual a concentração molar (mol/L) de íons H+ na mesma solução?
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Aula 6 Reações Químicas
Atividade 13
Vamos testar o conceito de catalisador. Pegue três pedaços de carne pequenos (cubos de +- 5 cm) e coloque um em uma tigela com água; o segundo, coloque imerso em vinagre, e o terceiro, em um suco bem concentrado de casca de abacaxi (bata no liquidificador a casca de um abacaxi e um mínimo de água, só o suficiente para formar um suco). Deixe os cubos de carne imersos por duas horas e depois retire. Verifique o que mudou nos três pedaços, em termos de cor e textura. Sabendo que o amaciamento da carne provém de uma reação de hidrólise parcial de suas proteínas, você pode explicar o que aconteceu com a carne em cada situação?
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Atividade 14
Além de catalisadores, temos também os inibidores de reações. Corte uma maçã em cubos e divida em quatro partes. Deixe uma parte exposta ao ar, outra imersa em água, a terceira imersa em água acidulada com suco de limão e a quarta em água acidulada com vinagre. Verifique as transformações que irão ocorrer nos cubos ao longo de duas horas e explique o que ocorreu. Se ao invés de deixar imerso em água, você deixasse imerso em óleo, que resultado você esperaria observar?
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Atividade 15
Vamos testar a influência da temperatura do meio na cinética de uma reação química. Pegue três comprimidos efervescentes idênticos e coloque o primeiro em um copo (200 mL) de água à temperatura ambiente. Meça o tempo para a total desintegração e dissolução do comprimido. Faça o mesmo com os outros dois comprimidos, mas um deles deve ser colocado em um copo de água quente e outro em um copo com água gelada. O que você observa? Como você explica estes resultados?
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Aula 7 Quantificando as Reações: Noções de Estequiometria
Atividade - (Opcional, complementa outra atividade de menor pontuação
Durante o curso de Química Zero, utilizamos diálogos para auxiliar no processo de aprendizagem. Como atividade final, propomos que você complete a Aula 7. Veja que o texto "termina" com Tânia querendo ouvir outros exemplos de Carlos. Pegue esse "gancho" e conclua esta história, citando outros exemplos dentro da cena, com os mesmos ou outros personagens, se preferir. É importante que, ao longo de seu texto, apareça ao menos mais um exemplo químico concreto sobre Estequiometria. Seja criativo, ouse, invente! A palavra agora é sua!
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