|
|
– Oi, mamãe!
|
|
|
– Olá, querida! Não acredito que seu pai te deu picolé antes do jantar. Depois você não vai comer... |
|
|
– Está tão quente hoje... Deixa a menina se refrescar um pouco.
|
|
|
–Acho que eu é que vou colocar um picolé na minha cabeça pra ver se refresca um pouco. |
|
|
– Estou achando você tensa ... O que aconteceu? |
|
|
– A louca da Ana Maria me pediu - pra semana que vem! - um projeto " inovador " de ensino de Química pra crianças e pré-adolescentes. De onde eu vou tirar isso? |
|
|
– Não entre em desespero, querida ... Tenho certeza de que você vai pensar em algo muito bom. |
|
|
– Mãe, o que vamos comer hoje? |
|
|
– Uma deliciosa sopa, com todos os legumes que você adora. Cuidado com a panela no fogo! |
|
|
– Para fazer sopa precisa dessa fumacinha? |
|
|
Tânia: – Essa fumacinha que está saindo da panela indica que há vapor d'água saindo. |
|
|
– Ah... Eu aprendi na escola que quando a gente esquenta água ela vira vapor, e quando a gente coloca no freezer ela vira gelo. Por isso o picolé fica gelado! |
|
|
– Então a água pode ser líquida, gelo ou vapor ? |
|
|
– Isso mesmo, pai! |
|
|
– Mas ela deixa de ser água quando vira gelo ou quando vira vapor? |
|
|
– Claro que não, né, mãe! Até parece que você não sabe isso! Gelo é água, vapor é água, e água é água! |
|
|
– Ah, essa foi boa! A menina tá sabendo tudo de água! |
|
|
– Ah, sua sabichona... Chega de papo e vá pro chuveiro agora mesmo. Você é quem está precisando de muita água para ficar limpa pro jantar! |
|
|
– Tá bom, mãe ... Já tô indo... |
|
|
– Querida, então essa fumaça branca é vapor d' água? Todo mundo fala que é. Até no noticiário, quando mostram um chaminé com fumaça branca, dizem que é vapor ou sei lá o quê. |
|
|
– Na verdade, não! O vapor d´água é invisível. Essa fumacinha que você vê saindo da panela já é água condensada, líquida, dispersa no ar. Nós somos induzidos da presença do vapor pela existência destas gotículas de água suspensas. Elas foram condensadas no próprio ar devido ao resfriamento da temperatura do vapor com o ambiente. |
|
|
– Puxa, que bonito isso! |
|
|
– Nos vapores as moléculas têm maior liberdade de movimento e viajam a grande velocidade. Quando elas se chocam com as moléculas mais lentas presentes no ar, elas desaceleram, fazendo com que condensem. Dito de outra forma, a temperatura diminuiu. |
|
|
– Então, todo vapor é invisível? |
|
|
– Não necessariamente. O vapor da água, assim como o CO2, é invisível porque a água absorve apenas na região do ultra-violeta, que não pode ser captado por nossos olhos. Já os vapores de I2 ou Br2, por exemplo, são coloridos, roxo e laranja, respectivamente. A lâmpada de vapor de sódio, essa em frente à nossa casa, é laranja. |
|