Parte 1
Ana, a diretora da escola, "convida" a professora
Tânia Mol para participar de um novo projeto...
– Tânia, que bom que você veio logo! Preciso de sua ajuda... A Secretaria de Educação determinou que as escolas criem um projeto pedagógico inovador do ensino de Ciências para crianças e pré-adolescentes. O objetivo da Secretaria é alfabetizar nossas crianças em Ciências logo nas primeiras séries, fazendo com que elas despertem o prazer pela descoberta e se sintam motivadas a questionar os diversos fenômenos químicos e físicos ao seu redor, buscando explicações para eles. Eu chamei-a aqui porque gostaria que você ficasse responsável por montar esse projeto na área de Química. | ||
– Química para crianças e pré-adolescentes?! Isso me parece uma tarefa impossível, considerando o desinteresse dos alunos pela disciplina. Não tenho a mínima idéia de como um projeto assim possa ser desenvolvido! | ||
– Mas é bom você começar a pensar nisso... A Secretaria vai liberar uma verba extra para as escolas que criarem seus projetos. Com essa verba, será possível reformar algumas salas de aula e talvez montar aquela sala de informática que há tempos estou querendo. Por falar em informática, será que algum curso daqueles que você fez pela internet pode ser aproveitado na elaboração desse projeto? | ||
– Tânia: Não sei não, Ana... Nem imagino por onde começar... Você me pegou de surpresa! |
||
– Bem, vá para casa e pense um pouco. Preciso de um esboço desse projeto na semana que vem. |
||
– Pensar sobre isso em casa! Isso me parece mais difícil que montar o próprio projeto. Tenho que preparar o jantar do Carlos e da Júlia, depois calcular e lançar as notas das turmas nos diários... Nem sei a que horas |