Ao ligarmos o computador, surgem no monitor desenhos e texto. Isso é resultado do processamento de um software. Todas as informações introduzidas em um sistema computacional precisam de um software para serem manipuladas ou processadas. A seguir você verá os vários tipos de software, com diferentes funções.
É importante que você saiba que um dos softwares atua como "gerente" do computador, pois faz as diversas partes da máquina (os periféricos, a CPU e a memória principal) trabalharem juntas para executar no micro as tarefas que desejamos: é o sistemaoperacional. Um exemplo da atuação do sistema operacional é levar um editor de textos a abrir um arquivo que está gravado no disco rígido (HD). Os sistemas operacionais são programas que gerenciam e executam as tarefas básicas dos computadores.
Uma definição formal retirada do dicionário Microsoft Press Computer Dictionary é: “sistema operacional é o programa que controla a alocação e o uso dos recursos do hardware, como as memórias, a unidade central de processamento (CPU) e os periféricos. O sistema operacional é a fundação na qual os aplicativos são construídos”.
Hoje existem diferentes sistemas operacionais no mercado, comercializados por diversas empresas. Os sistemas operacionais mais conhecidos são: Windows, produzido pela Microsoft; Mac OS, produzido pela Apple; Unix (desenvolvido pela Bell Labs) e Linux.
Nos laboratórios do Cederj os computadores contam com o sistema operacional Linux, pois estamos aliados aos programas governamentais de uso de software livre.