Colonização

Para melhor entender o espaço africano hoje, é necessário olhar para o passado afim de saber de que forma aconteceu a ocupação africana. E responder:

O que é colonização?
Como foi a colonização africana?
Por que a África foi colonizada?
O que é racismo?

Consultando o dicionário:
Colonização - ato ou efeito de se colonizar
Colonizador - aquele que promove a colonização.
Colonizado - povoado de colonos; em que se estabeleceu colônia.

Agora que você já entendeu o significado das palavras, vamos ao fato:
A África foi colonizada pelos europeus.

Mas por que a África foi colonizada?
A resposta está no fato histórico ocorrido na Europa depois da crise do sistema feudal.

Você sabe por quê?
Veja o mapa abaixo. Você perceberá as áreas de domíno europeu até 1880. A ocupação do espaço se deu em função das relações, de caráter mercantilista, existentes, até o início do século XIX, entre a Europa e a África. As áreas litorâneas foram ocupadas com objetivo de criar entrepostos de comércio de mercadorias e escravos.


A partir da segunda metade do século XIX, as relações entre Europa e África  passaram a ter um caráter imperialista, com expansão da Revolução Industrial provocando um intenso movimento para a ocupação colonial da África por diferentes países europeus. A Inglaterra, que desempenhava uma enorme supremacia industrial, não via a necessidade de anexar novos territórios para encontrar mercados, ao contrário das demais nações européias. Dessa forma, havia uma enorme necessidade de outros países colonizarem a África. Entendeu?

A colonização do espaço africano não foi pacífica. Foi um dos fatos mais tristes de nossa história.
As potências européias, apenas para evitar atritos entre elas, decidiram "civilizadamente" repartir o domínio da África na famosa Conferência de Berlim, por volta da segunda metade do século XIX.
 
       
   
Voltar Avançar