A avaliação não é um fim em si. É uma engrenagem no funcionamento didático e, mais globalmente, na seleção e na orientação escolares. Ela serve para controlar o trabalho dos alunos e, simultaneamente, para gerir os fluxos.
Segundo Perrenoud [1991 apud Hadji 2001], “é formativa toda avaliação que auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, que colabora para a regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo”.
A avaliação formativa tem características informativa e reguladora [Hadji 2001], ou seja, fornece informações aos dois atores do processo de ensino-aprendizagem:
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Ao professor, que será informado dos efeitos reais de suas ações, podendo repensar e regular sua ação pedagógica |
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Ao aprendiz, que terá oportunidade de tomar consciência de suas dificuldades e, possivelmente, reconhecer e corrigir seus próprios erros [Ferreira, Otsuka e Rocha 2003]. |
Antes de continuarmos, gostaríamos de convidá-lo(a) a visitar nossa Biblioteca, lá você encontrará mais informações sobre a Avaliação Formativa.
A partir do que leu, você deverá construir um texto abordando os aspectos positivos e negativos desta modalidade de avaliação.
O texto ficará disponível para todos os participantes do curso na seção Biblioteca.