Atividade Central

Conhecendo melhor a avaliação formativa...

A avaliação não é um fim em si. É uma engrenagem no funcionamento didático e, mais globalmente, na seleção e na orientação escolares. Ela serve para controlar o trabalho dos alunos e, simultaneamente, para gerir os fluxos.

Segundo Perrenoud [1991 apud Hadji 2001], “é formativa toda avaliação que auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, que colabora para a regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo”.

A avaliação formativa tem características informativa e reguladora [Hadji 2001], ou seja, fornece informações aos dois atores do processo de ensino-aprendizagem:

Ao professor, que será informado dos efeitos reais de suas ações, podendo repensar e regular sua ação pedagógica
. e
Ao aprendiz, que terá oportunidade de tomar consciência de suas dificuldades e, possivelmente, reconhecer e corrigir seus próprios erros [Ferreira, Otsuka e Rocha 2003].
Para responder a esta atividade, vá até a página de apresentação da disciplina

Antes de continuarmos, gostaríamos de convidá-lo(a) a visitar nossa Biblioteca, lá você encontrará mais informações sobre a Avaliação Formativa.

A partir do que leu, você deverá construir um texto abordando os aspectos positivos e negativos desta modalidade de avaliação.


O texto ficará disponível para todos os participantes do curso na seção Biblioteca.

Agora vamos testar na sala de aula