Realizando uma avaliação Formativa

Se permita realizar uma avaliação formativa na sua sala de aula. Um pouco de insegurança é normal, mas podemos lhe garantir que vai ser uma experiência muito importante para sua formação profissional. Experimente e depois nos conte como foi!

Essa atividade poderá ser realizada em qualquer etapa do ano letivo. Garantimos que não vai atrapalhar o seu planejamento.

Basta que você siga as seguintes instruções.

Você vai precisar de três tempos de aula: dois (02) tempos seguidos para a realização da atividade (imprescindível) e um (01) tempo, que pode ser em outro dia, para a finalização da atividade.

1ª ETAPA

Proponha aos seus alunos, em um dia normal de aula (mas com dois tempos seguidos), que cada um de vocês - isso mesmo você e seus alunos!individualmente, elabore uma prova com 10 questões sobre os conteúdos já trabalhados em sala de aula. É importante ficar claro que a prova elaborada por eles só deve conter questões que eles saibam responder. Ou seja, não poderão receber ajuda dos colegas nem consultar qualquer material para elaborar as questões!

É necessário que os alunos percebam que você, professor, está vivenciado o mesmo processo que eles. Na sala de aula, no mesmo momento que eles, você estará elaborando a sua prova, sem qualquer tipo de consulta. Todos vão começar juntos e terminar no prazo estipulado (no máximo um tempo de aula).

2ª ETAPA

Recolha as provas, incluindo a sua, embaralhe e distribua entre os alunos, tomando cuidado para que ninguém receba a prova que confeccionou. Você também realizará uma destas provas. Cada aluno, incluindo você, ao final da prova, deverá atribuir uma pontuação a cada uma das questões, somando 10 pontos totais. Os pontos podem e devem ser distribuídos livremente, todas podem receber a mesma pontuação ou umas podem valer mais que outras, só não pode ter nenhuma questão que valha zero.

3ª ETAPA

Novamente você recolherá as provas e irá redistribuí-las para os alunos que as confeccionaram. Estes deverão corrigir as provas, respeitando a pontuação estabelecida pelo aluno que realizou à mesma. Os alunos, também irão listar no caderno os tópicos que cada um abordou na sua prova.

4ª ETAPA

Os alunos deverão receber a prova corrigida e, a partir daí, responder a seguinte pergunta:

Se você tivesse que estudar para fazer esta prova novamente, quais tópicos você estudaria?

Depois da lista feita (3ª etapa) e dessa pergunta respondida você deverá, com ajuda do quadro negro, listar os pontos que os alunos destacaram como aqueles que deveriam estudar mais.

Avise aos alunos que na aula seguinte, cada um deles deverá trazer as repostas das questões que erraram. E você, professor, levará as respostas das questões que por ventura tenha errado também.

5ª ETAPA

Finalizando a atividade...

Para finalizar esta atividade, organize uma discussão em grupo, onde todos deverão ler as questões que erraram e suas respectivas respostas. E devem também dizer se estão satisfeitos com as respostas que pesquisaram ou não.

Neste momento você deverá ampliar um pouco mais cada um dos temas levantados, fazendo, pelo menos, uma nova pergunta. Todos os alunos devem participar e dar suas contribuições.

Anote TODAS as suas impressões no decorrer da atividade.

Você deve estar se perguntando, para que fazer tudo isso? Cada etapa desta atividade tem uma função bastante específica e foi muito estudada.

Estamos aguardando a sua resposta para iniciarmos uma discussão bastante interessante e explicarmos a você detalhadamente nossos objetivos com esta atividade.


Ida à Biblioteca Você também poderá usar a Biblioteca para acessar os textos de apoio, que disponibilizamos.