Nesse curso, vamos usar o seguinte modelo para LO (Figura 3): Um LO é composto por uma introdução, um sumário, uma avaliação e n ALOs (adaptação do modelo da CISCO, uma empresa Americana precurssora em design, criação e entrega de LO), associados a um objetivo de aprendizagem terminal. Um ALO é composto por Conteúdo, Prática e Avaliação, conforme elucida a figura 4, associados a um objetivo de aprendizagem capacitador.
LOs podem ser organizados de várias formas para refletir diferentes abordagens pedagógicas e estilos de aprendizagem.
Como já vimos, LOs têm sido descritos de várias maneiras, como por exemplo, objetos de informação, objetos instrucionais, objetos educacionais, objetos de conteúdo ou de mídia. Exemplos de LO podem incluir mídia (gráfico, áudio, animações), componentes didáticos (conceitos, aulas ou unidades modulares) e ferramentas de software educacionais, tais como algoritmos, salas de bate-papo ou fórum de discussão.
Para fins do nosso curso, o desenvolvimento de conteúdo implica na construção de LOs e ALOs, relacionados a um certo objetivo de aprendizagem, e codificados de acordo com um esquema pré-determinado que permite a sua recuperação de um banco de dados. A idéia é que LOs e ALOs possam ser reusados, atualizados e adaptados para diferentes audiências. Entretanto, isto só é possível se os LOs possuírem metadados adequados.