A fim de que os LOs sejam usados, eles precisam primeiramente ser encontrados. Mas como faríamos para encontrá-los no vasto mundo da Web, ou ainda, em um grande banco de dados. A solução é criarmos informações descritivas sobre os LOs que reflitam a sua essência. Considerando os LOs como dados, tais descrições são dados sobre os dados, ou, metadados. Os metadados de LOs podem incluir informações sobre título, autor, versão, data de criação etc. Os LOs e ALOs que comporão o seu módulo para a Web, uma vez implementados com as ferramentas apropriadas, poderão ser armazenados em um banco de dados. Assim sendo, eles precisam ser descritos, de forma a serem encontrados facilmente por outro professor que deseja reusá-los. Os LOs devem ser documentados de uma forma padrão e suas descrições podem incluir informações técnicas ou educacionais, que darão uma identidade ao LO produzido. Há várias iniciativas na indústria objetivando a definição de padrões de metadados de LOs. Nós iremos utilizar o padrão LOM do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - Associação profissional para o avanço da tecnologia, líder no mundo).
O padrão LOM tem sido reconhecido e aceito internacionalmente. Seu esquema de dados conceitual especifica os elementos de dados que compõem uma instância de metadados para um LO, de forma que esta possa ser usada por qualquer sistema de aprendizado para gerenciar, localizar e avaliar LOs.
A estrutura básica de metadados do LOM possui os elementos de dados que descrevem os LOs e são grupados em categorias. O esquema básico do LOM v.1 consiste de nove categorias, a saber:
Clique aqui para visualizar uma tabela com os elementos deste padrão.