O ponto de partida da prática educativa são as teorias de aprendizagem: a forma que ensinamos é governada pelo que sabemos sobre como as pessoas aprendem. Ao longo dos anos, várias teorias foram desenvolvidas para explicar como a aprendizagem ocorre.
Três escolas de aprendizagem vêm influenciando a educação, neste ultimo século: Comportamentalismo, Cognitivismo e Construtivismo. Elas mostram concepções diferenentes com relação ao processo de aprendizagem e provêem diretrizes práticas para o planejamento do ensino
O foco principal do Comportamentalismo é sobre o comportamento do aprendiz e sobre como o ambiente externo pode moldar o comportamento do indivíduo. A responsabilidade primordial do designer instrucional é identificar e seqüenciar uma série de eventos que contribuirão para a aprendizagem do aluno.
Os professores devem então declarer os objetivos de aprendizagem como comportamentos terminais. Pode-se identificar se o aluno aprendeu a partir de uma mudança no seu comportamento, então é importante se identificar qual o comportamento final esperado. Tal comportamento esperado deve ser dividido em comportamentos mais simples, que serão organizados de tal forma a ajudar o aprendiz atingir o comportameto final geral.
Enquanto a perspectiva comportamentalista possui um foco externo, o foco da escola cognitivista é interno. Aqui, a aprendizagem é vista como uma mudança no conhecimento armazenado na memória. Consequentemente, o designer instrucional deve organizar novas informações para apresentação ao aluno e cuidadosamente associar novas informações à estrutura de conhecimento já armazenada na mente do aprendiz. Ele deve também usar uma variedade de técnicas que orientem ou dêem suporte aos processo mentais dos alunos.
A perspectiva construtivista descreve a aprendizagem como uma mudança no significado construído a partir das experiências. A aprendizagem é construída pela interação entre os alunos, pelo contexto social e pelos problemas a serem resolvidos. Assim, o designer instrucional é desafiado a enunciar bons problemas para os alunos resolverem, a elaborar atividades para aprendizagem em grupo e a orientar o processo de construção do conhecimento.
A figura abaixo nos mostra que a aplicação das teorias de aprendizagem dependerão do nível de conhecimento que o aprendiz possui sobre o assunto e da complexidade do tema a ser ensinado. O fato de existirem critérios para aplicação das teorias não significa que elas sejam mutuamente exclusivas. Por exemplo, o designer instrucional pode definir claramente um comportamento final esperado (perspectiva construtivista), enquanto uma atividade de grupo ou de resolução de problema pode ser usada (perspectiva construtivista), na qual o aprendiz aplicará os conhecimentos adquiridos.
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