Tópico 1: Design Instrucional
1.3 Teorias de Aprendizagem
As Teorias de Aprendizagem e ID
Para concluir este módulo, apresentamos abaixo de forma sumária as implicações de cada escola sobre o ID:
Comportamentalismo:
- Definição de objetivos de aprendizado
- Análise de Tarefas para particionamento da instrução em "pedaços" gerenciáveis
- Uso de reforço como motivação
- Avaliação para medir comportamento final versus esperado (objetivo de aprendizado)
Cognitivismo:
- O produto da análise de tarefas é também usado para se decidir sobre a melhor forma de seqüenciar a instrução
- Uso de organizadores avançados
- Uso de mnemônicos e metáforas
- Particionamento do conteúdo em partes com significado
Construtivismo:
- Fornecer múltiplas representações da realidade - evitar simplificar demais, mostrando a natureza complexa do mundo
- Fornecer tarefas autênticas - contextualizar
- Promover práticas reflexivas
- Promover a construção do conhecimento dependente do contexto e do conteúdo
- Dar suporte à construção colaborativa do conhecimento, através da negociação social e não da competição entre aprendizes pelo reconhecimento
A ênfase atual no Construtivismo:
- Os avanços tecnológicos dos anos 80 e 90 permitiram aos designers adotarem uma abordagem mais construtivista
- Umas das ferramentas mais úteis são o hipertexto e a hipermídia que permitem um design ramificado ao invés de um formato linear
- Hiperlinks permitem o controle pelo aprendiz, mas há o risco de que ele se sinta perdido
- Um aprendiz novato precisa de uma "âncora" para não se sentir perdido num ambiente não linear.