Um curso eficaz, seja ele presencial ou apoiado pela Web, não ocorre por acaso. Ele é o resultado de um planejamento cuidadoso que segue um processo sistemático, desde a identificação das necessidades de aprendizado até a avaliação pelos aprendizes.
Enquanto educador, você certamente já deve ter um procedimento definido para desenvolver seus planos de aula. Se você não o tiver, precisará de algum para poder desenvolver conteúdos para a Web. Na realidade, desenho instrucional já existe há mais de trintas anos, mas a ênfase em se produzir materiais de qualidade nesta época do e-learning parece tê-lo ressucitado e despertado a consciência dos educadores quanto à necessidade de se adotar abordagens pedagógicas para promover a qualidade dos conteúdos a serem consumidos pelos alunos.
desenho instrucional pode ser definido como um conjunto de procedimentos para o planejamento e desenvolvimento sistemático do ensino. Ele inicia-se na fase de concepção do sistema de ensino-aprendizagem, passando pela seleção de métodos e meios para a entrega do conteúdo, incluindo ainda sistemas de avaliação. Em suma, o desenho instrucional pode ser visto como um processo sistemático para tradução de princípios de aprendizado e ensino em planos para produção de materiais e atividades educacionais, como se fosse uma planta produzida por um arquiteto.
desenho instrucional traz como vantagens: