Diretoria de Extensão

Perguntas frequentes

Antes de nos escrever, verifique se alguma das perguntas abaixo reflete a sua dúvida e se a resposta atende ao que você quer saber.

INSCRIÇÕES E QUESTÕES GERAIS

Antes de mais nada, leia o edital. Acesse o site (http://cederj.edu.br/extensao/), clique sobre o curso de seu interesse e, em seguida, no link do Edital. Nele estão descritos os pré-requisitos, os critérios de seleção e todas as etapas do processo seletivo, além do calendário, onde você pode verificar as datas em que ocorrem os eventos previstos no edital.

Depende do curso. Você deve verificar os pré-requisitos no edital.

Sim.

Todos os prazos são divulgados no calendário do edital específico de cada curso.

Caso não seja um pré-requisito ser residente do Estado do Rio de Janeiro, você pode concorrer às vagas. No entanto, verifique, ao ler o edital com atenção, os critérios de seleção e se o curso pretendido prevê encontros presenciais obrigatórios.

Você deve acessar o site na data prevista no edital para a publicação do resultado e seguir as instruções da página.

A perda dessa etapa invalida a inscrição. Sendo assim, você deverá aguardar a abertura das inscrições no próximo período letivo para candidatar-se novamente.

Não. Após o encerramento do período de inscrição, você terá que aguardar a abertura das inscrições para o próximo período letivo.

Sim; com exceção do CPF, qualquer outra informação pode ser alterada. Mas, a atualização do seu cadastro na sala de aula virtual não afeta o sistema acadêmico, que só pode ser atualizado durante as inscrições. Mantenha seus dados sempre atualizados.

A Fundação Cecierj já possui cursos de extensão livres de 30h, atualização (120h) e aperfeiçoamento (180h); e tem se organizado e preparado para oferecer curso de Especialização. Acompanhe o nosso site com frequência e confira as novidades sobre os cursos.

Algumas datas estão definidas nos editais; outras, na sala de aula virtual do curso. O calendário é planejado para que os cursistas possam cumprir seus prazos, realizando em tempo adequado as atividades e os estudos propostos. Consulte o tutor ou guia da sua disciplina.

DISCIPLINAS

Podem ser cursadas duas disciplinas por período letivo.

Sim, mas lembre-se de que, para receber o certificado, você terá que que cumprir com aprovação, em período de até dois anos, a carga horária de 120 horas, sendo pelo menos 90 horas em disciplinas de uma mesma área.

Não. O fato de você já ter sido selecionado ou estar cursando uma disciplina não significa que sua inscrição esteja garantida para o período letivo seguinte.

ACESSO À SALA DE AULA

Peça a redefinição de sua senha clicando no link “Esqueceu o seu login e senha?”. Caso o processo não se complete, escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.

Instruções para acesso à sala de aula, assim como login e senha são publicados no site, na página do curso (a mesma onde você realizou a inscrição).

Instruções para acesso à sala de aula, assim como login e senha são publicados no site, na página do curso (a mesma onde você realizou a inscrição).

Se você não perdeu nenhuma etapa do processo seletivo, verifique:

  • Se o período letivo está em andamento (a sala de aula virtual só é habilitada durante o período letivo. Verifique as datas no edital);
  • o endereço que está acessando (siga as instruções de acesso na página do seu curso no site);
  • se seu navegador permite a gravação de cookies, se está com Javascript habilitado e em versão atualizada. Tente fazer o acesso de outro computador para confirmar.

Caso o problema persista, por favor, envie mensagem para suporte-extensao@cecierj.edu.br descrevendo seus passos para acessar a sala de aula e copie a mensagem de erro que recebe (pode enviar um print da tela).

Por padrão, login e senha são o CPF do cursista, incluindo o zero inicial (se houver). Caso você tenha trocado e esquecido, utilize o link “Esqueceu seu login e senha?” na página de login da sala de aula virtual.

O não recebimento das mensagens pode acontecer por três razões:

  • ao preencher o formulário, você colocou um endereço eletrônico incorreto;
  • a mensagem enviada pelo sistema foi considerada "lixo eletrônico" e descartada pelo seu sistema de webmail;
  • as mensagens recebidas por sua caixa de e-mail passam por verificação antispam e ficam indisponíveis até que o emissor da mensagem clique num link para liberá-la. A Fundação Cecierj não se responsabiliza pelo mau funcionamento de e-mails. Para evitar esses problemas, recomendamos que você mantenha sua caixa postal com espaço disponível e, se você tiver instalado no seu computador algum filtro antispam (UOL, Locaweb etc.), configurá-lo para autorizar o recebimento das mensagens da Fundação Cecierj.

Os cursistas têm acesso ao material didático apenas durante o período letivo. Essa prática garante aos cursistas do período corrente a qualidade do acesso, uma vez que reduz o número de usuários acessando o servidor simultaneamente. Recomendamos que você salve todo o material disponibilizado durante o curso ou a disciplina.

Suas ideias e opiniões são sempre bem-vindas! A maioria dos cursos possui pesquisa de avaliação, participe. Você também pode, a qualquer tempo, ligar ou escrever para nós. Verifique endereços e telefones na página "Fale conosco" (no menu e no rodapé de todas as páginas do site).

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS

A realização de um curso na modalidade a distância é um trabalho de equipe, envolvendo diferentes profissionais: o conteúdo é elaborado por professores que entendem do assunto a ser estudado; os desenhistas instrucionais acrescentam elementos que contribuem para sua adequação à EaD. Os tutores contribuem na elaboração, participam dos fóruns e corrigem as avaliações. Edição do texto, programação visual, ilustrações e entrevistas são tarefas realizadas pela equipe da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj.

O tutor é um dos diferenciais da Educação a Distância. Como a quantidade de alunos é substancialmente superior à dos cursos presenciais, o tutor torna-se um aliado essencial para o acompanhamento do aluno em todo o seu percurso. Em geral, são professores ou alunos de ótima formação, selecionados e treinados para a realização dessa tarefa.

Em um primeiro momento, a Educação a Distância pode causar certa estranheza, por estarmos acostumados ao modo presencial de ensino. Para se adaptar à dinâmica do Ensino a Distância, é necessário que o cursista tenha dedicação, autonomia e disciplina; com esses requisitos, todos estão aptos a ter sucesso em seus estudos nessa modalidade.

Não necessariamente. E esse é um dos maiores equívocos dos cursistas recém-ingressados. Por exemplo, uma disciplina do curso de Atualização oferecida a distância tem carga horária de 30 horas e é planejada para ocupar no mínimo 30 horas de estudo, distribuídas em 12 semanas, ou seja, aproximadamente três horas semanais. Essas horas semanais devem ser distribuídas entre:

  • Leitura do conteúdo do curso;
  • Aprofundamento da aprendizagem através de pesquisas na internet, especialmente nos endereços eletrônicos indicados;
  • Contato com o professor ou tutor responsável para tirar dúvidas;
  • Participação nos fóruns, questionários, tarefas ou qualquer atividade proposta;
  • Comparecimento à avaliação presencial obrigatória, se for o caso.

ATIVIDADES DO CURSO

Sim. Todos os cursistas devem enviar para o tutor, via sala de aula virtual. Essas atividades (ADs) fazem parte da nota final.

Depende da disciplina e da atividade. Às vezes, há somente uma possibilidade; em outras, especialmente nas questões dissertativas, após uma correção prévia, os tutores aconselham esse procedimento. Tire suas dúvidas com seu tutor na sala de aula virtual.

Na sala de aula virtual de sua disciplina, há indicações sobre o local apropriado para o envio das atividades.

Cada atividade é corrigida individualmente pelo tutor. Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com ele pelos meios apropriados na sala de aula virtual.

É possível, mas alguma dificuldade particular de entendimento pode ser contornada pelo tutor ou pelo professor responsável pela disciplina.

Isso se deve a você ser assinante. Para gerenciar as assinaturas, acesse a sala de aula e clique sobre o link "Recebimento de mensagens dos fóruns".

Não. Esse tipo de resposta é considerado plágio, e a resposta será anulada. Se o plágio for constatado com atividades de outros colegas, as atividades serão anuladas. Todas as atividades já recebidas são armazenadas em nossos sistemas e comparadas com diversas bases de dados. Caberá ao coordenador do curso permitir ou não que a atividade seja refeita.

Um termo de conduta está previsto na sala de aula virtual. Conheça em: http://cederj.edu.br/extensao/termo-de-conduta/

Em sua maioria, os cursos são totalmente a distância. A obrigatoriedade das aulas presenciais está definida no edital e na ementa de cada disciplina ou curso, que você deve consultar no momento da inscrição.

INTERRUPÇÃO DO CURSO

Para a Fundação Cecierj, existe diferença entre abandono e desistência. Abandono é quando o cursista simplesmente deixa de participar das atividades. A desistência se dá quando o cursista informa ao tutor que precisará interromper a participação. Não há “trancamento” de matrícula. Para dar continuidade ao curso, o cursista deve passar novamente pelo processo seletivo na próxima oportunidade. Você pode, naturalmente, abandonar ou desistir de cursar a qualquer momento. Contudo, você deve ter consciência de que o sistema da Fundação Cecierj mantém um histórico do desempenho de cada aluno e essas informações são conferidas no ato de seleção para as disciplinas dos períodos letivos. Nos cursos de Atualização, por exemplo, três ou mais abandonos tornam o cursista inabilitado a participar novamente de qualquer uma das disciplinas, inclusive de outras áreas, por dois anos.

O sistema acadêmico da Extensão da Fundação Cecierj não prevê trancamento de matrícula.

AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS

Entendemos seu desconforto e achamos que você tem direito a fazer esse questionamento. Seria muito bom fazer uma análise conjunta de sua avaliação e/ou das atividades, pois são elas que determinam sua nota final. Além do mais, nós podemos ter cometido algum erro. Estamos à sua disposição para fazer a análise de seu desempenho; isso tornará o processo proveitoso para todos nós e para que mantenhamos você motivado e interessado em novos aprendizados.

O tipo de documentação e o prazo para envio estão definidos no edital do curso. A documentação deve ser enviada conforme descrito no edital.

Declarações e certificados serão enviados em versão eletrônica para os aprovados que estiverem em dia com a documentação; podem ser solicitados até cinco anos após a conclusão do curso. As regras de certificação estão no edital do seu curso.

As declarações de participação são emitidas e enviadas automaticamente por meio eletrônico até 45 dias após o encerramento do período letivo. Os certificados devem ser solicitados à Secretaria pelo e-mail secretariaextensao@cecierj.edu.br. Consulte no edital do seu curso as regras de certificação e os documentos a serem enviados.

Não. As declarações são emitidas somente após a conclusão e aprovação do cursista no curso ou disciplina.

Certamente! A Fundação Cecierj é pioneira e uma das principais referências em Educação a Distância (EaD) no Brasil. Quanto ao valor do certificado, veja o que dizem os Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância, do MEC: "O certificado recebido por um curso feito a distância deve ter o mesmo valor que um realizado de forma presencial". No artigo 5º do Decreto 5.622 está explícito que: "Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei terão validade nacional".

AS REVISTAS

A revista Educação Pública é um espaço de apoio didático-pedagógico ao professor, onde ele encontrará uma vasta biblioteca com temas de atualização, apresentação de trabalhos realizados e oficinas de estudos.

Você nos manda o artigo pelo e-mail educacaopublica@cecierj.edu.br, ele é analisado pelo conselho editorial e avisamos quando ocorrer sua publicação.

A revista EaD em Foco é uma publicação científica eletrônica da Fundação Cecierj. Tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância inseridos em instituições do Brasil e do exterior.

A Revista EaD em Foco é aberta a professores e a pesquisadores em educação a distância e áreas conexas.

As submissões deverão obedecer aos seguintes requisitos:

  1. O texto deve ser inédito no Brasil, não tendo sido publicado em outro periódico científico indexado ou livro. Deve abordar os diversos aspectos da educação a distância sob a forma de Artigo ou Estudo de Caso, podendo agregar material multimídia.
  2. Serão aceitos artigos em Português, Inglês ou Espanhol. Título, resumo e palavras-chave deverão ser informados em Português e Inglês ou Espanhol e Inglês.
  3. Os artigos devem apresentar, preferencialmente, uma extensão de 8 a 15 páginas de texto e seguir a orientação do modelo disponível no Modelo da Revista quanto aos padrões de apresentação e formatação.
  4. As submissões deverão ser feitas somente após o cadastro de usuário/autor no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER.
  5. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como no que se refere ao uso de imagens e material multimídia enviados em anexo.