Glossário

Medidas de concentrações utilizadas para soluções muito diluídas.

ppm = parte por milhão. Por exemplo: mg/kg, g/ton, cm3/1000 L.

ppb = parte por bilhão. Por exemplo: mg/ton, cm3/106 L.

EPA EUA - Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

OMS - Organização Mundial da Saúde.

É um programa estratégico de recomendações e premissas, envolvendo governos e sociedades, que visa alcançar padrões de desenvolvimento sustentáveis no século 21. Há muito material disponível na internet sobre a Agenda 21, recomendamos começar pelo link: http://www.crescentefertil.org.br/agenda21

O Protocolo de Kyoto foi um acordo realizado originalmente na cidade japonesa de Kyoto, em 1997, em que diversas nações do mundo, incluindo as mais industrializadas, comprometeram-se a diminuir as emissões de dióxido de carbono, além de outros gases que provocam o efeito estufa. Diversos paises assinaram o acordo, incluindo o Brasil, somando-se até julho de 2006 cerca de 164 paises.

Os Estados Unidos e a Austrália foram os únicos grandes paises industrializados que se recusaram a assinar o acordo. Os norte-americanos argumentaram que isso prejudicaria severamente o seu já abastado desenvolvimento econômico.

Para maiores informações, pode-se consultar os links:
Wikipedia
Greenpeace

Um dos corolários mais promissores da Química do Ambiente é a chamada Química Verde (Green Chemistry). O objetivo é incentivar a implementação de processos ou produtos que minimizem ou eliminem o uso de substâncias que venham a causar risco ambiental. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) relacionou 12 princípios que devem nortear a Química Verde.

O conceito de metal pesado ainda é bastante controverso e sem uma definição oficial. Há classificações que levam em consideração a densidade, geralmente acima de 4-5 g/cm3, outras o número de massa ou ainda o número atômico e propriedades específicas, como toxidade. Apesar do Arsênio não ser um metal, ele freqüentemente é incluído na relação dos metais pesados, provavelmente pela sua toxicologia.

Se você tiver familiaridade com o inglês, recomenda-se a leitura do artigo: "Heavy metals" a meaningless term? (IUPAC Technical Report), de John H. Duffus.

Contaminante é uma substância presente no meio ambiente por intermédio da ação humana, não necessariamente tóxica. Quando a ação é tóxica, o contaminante pode ser melhor denominado como poluente.

São valores de propriedades químicas que avaliam a qualidade da água. Entre as mais freqüentes estão pH, OD (Oxigênio Dissolvido), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Biológica de Oxigênio).

[X] Fechar