Como esta é uma atividade que supõe uma grande variedade nas respostas, apresentamos alguns exemplos de questões que dialogam com o texto que apresentamos. Todas foram retiradas de exames vestibulares feitos por universidades públicas e apresentam as justificativas para as respostas esperadas. Procuramos também questões de diferentes áreas do conhecimento, para mostrar que um mesmo assunto pode ser abordado por diferentes perspectivas.
O "fenômeno Catarina", como foi popularmente denominado, afetou partes da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, nos dias 27 e 28 de março de 2004. O "Catarina" é uma ocorrência inédita de fenômeno climático no Brasil e pode estar relacionado, segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao progressivo aquecimento global da atmosfera.
(Adaptado de Folha de São Paulo – Caderno Mais – 18/04/2004. p.17)
Assinale a opção que apresenta a denominação que é dada ao progressivo aquecimento global da atmosfera.
(A) El Niño
(B) Efeito Estufa
(C) La Niña
(D) Buraco de Ozônio
(E) Flutuações Climáticas
Resposta esperada: B. Justificativa: O efeito estufa ocorre porque parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, causando o aquecimento do planeta.
REINALDO SCALZARETTO e DEMÉTRIO MAGNOLI. Atlas geopolítica. São Paulo: Scipione, 1996.
(Nova) Guerra Fria sobre o Ártico
Mesmo divergindo sobre as causas do fenômeno, a comunidade cientifica é unânime: o Ártico está derretendo. Segundo um estudo da Arctic Climate Impact Assessment (ACIA), publicado em 2004, 4.998.000 km2 de geleiras desapareceram ao longo dos últimos 30 anos.
No mapa e na reportagem, apresentam-se informações que remetem a possíveis alterações na economia e na política da Região Ártica, fruto da combinação de eventos como a mundialização do capitalismo e o aquecimento global.
Dois significativos interesses estratégicos que podem produzir uma redefinição da geopolítica do Ártico são:
(A) instalação de bases militares e monitoramento do tráfego aéreo
(B) aproveitamento da biodiversidade e expansão do mar territorial
(C) exploração de recursos minerais e controle de novas rotas marítimas
(D) utilização de reservas de água potável e aproveitamento da energia hidroelétrica
Resposta esperada: C. Justificativa: A informação sobre o derretimento do gelo no Ártico e a representação cartográfica da região do Polo Norte contextualizam a compreensão das disputas territoriais que estão se acirrando naquela parte do mundo. Dois fatores relevantes apontam para novas possibilidades de ganhos econômicos: o primeiro é a exploração de recursos minerais, até então inviabilizada pelos altos custos d extração decorrentes das condições climáticas e da extensão da calota polar; o segundo é o controle de novas rotas marítimas, até então bloqueadas pelo gelo durante a maior parte do ano. Essas vias marítimas, uma vez concretizadas, possibilitarão uma brutal redução do tempo e dos custos de transporte de mercadorias, o que é vital para as estratégias de produção e circulação de riquezas das grandes corporações.
O relatório apresentado em 2008 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta o aumento na emissão de gases de estufa como um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
a) Qual a importância dos gases de estufa para a manutenção da vida na Terra?
b) Compare o Brasil e a China em relação às suas principais fontes de emissão de gases de estufa.
Respostas esperadas e justificativas:
a) Os gases de estufa são importantes para a vida na Terra por seu papel na absorção de parte da energia emitida pela superfície terrestre ao ser aquecida pela radiação solar. Essa energia é então radiada de volta à superfície terrestre, o que contribui para a manutenção do equilíbrio térmico que possibilita a existência de vida sob a forma que a conhecemos.
b) A principal fonte de emissão de gases de estufa no Brasil é a queima da cobertura vegetal, enquanto na China é a queima de combustíveis fósseis.
Comparado a outros gases presentes na atmosfera, o SO2 apresenta boa solubilidade em água, o que resulta em um enriquecimento de enxofre no estado de oxidação +4 — S(IV) — na água da chuva, nas nuvens e na neblina. De acordo com o pH, diferentes espécies de S(IV) predominam em soluções aquosas, o que pode ser representado pelas equações da tabela abaixo, na qual Kc, representa a constante de equilíbrio obtida à temperatura de 298 K.
equação |
pH |
Kc |
|
I |
SO2+ H2O SO2H2O |
< 1,5 |
1,23 |
II |
SO2H2 HSO3- + H+ |
1,5 a 6,5 |
1,32 x 10–2 |
III |
HSO3- SO32 - + H+ |
> 6,5 |
6,42 x 10–8 |
Outras substâncias presentes na atmosfera, como, por exemplo, o O2, e o O3, quando dissolvidas em soluções aquosas, contribuem para o processo de oxidação do S(IV). A equação abaixo representa a oxidação do S32 - por oxigênio atmosférico dissolvido na água, na presença de um íon metálico.
IV. Mn2 + + 2S 32 - + O2 ® Mn2 + + 2SO32 –
Idem, ibidem,p. 262 (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, referentes às equações químicas representadas no texto II.
(1) Uma das equações apresentadas viola a lei de Lavoisier.
(2) Na equação IV, cada átomo de enxofre transfere dois elétrons para cada átomo de oxigênio da molécula de O2.
(3) O íon metálico que participa da reação representada pela equação IV não interfere na magnitude da energia de ativação da reação.
(4) O Protocolo de Kyoto — plano de intenções criado para iniciar um controle do aquecimento global - propõe reduzir as emissões de gases poluentes causadores da chuva ácida, como o SO2.
Respostas esperadas:
Item Certo: (2)
Itens Errados: (1), (3) e (4)
Justificativas:
(1) Em todas as equações verifica-se a conservação das massas.
(3) O íon metálico atua como catalisador, diminuindo a energia de ativação.
(4) O protocolo de Kyoto trata da redução da emissão do CO2 da atmosfera.