Redação de textos acadêmicos

Respostas Comentadas

Como esta é uma atividade que supõe uma grande variedade nas respostas, apresentamos alguns exemplos de questões que dialogam com o texto que apresentamos. Todas foram retiradas de exames vestibulares feitos por universidades públicas e apresentam as justificativas para as respostas esperadas. Procuramos também questões de diferentes áreas do conhecimento, para mostrar que um mesmo assunto pode ser abordado por diferentes perspectivas.

Questão do vestibular da UFF 2005:

O "fenômeno Catarina", como foi popularmente denominado, afetou partes da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, nos dias 27 e 28 de março de 2004. O "Catarina" é uma ocorrência inédita de fenômeno climático no Brasil e pode estar relacionado, segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao progressivo aquecimento global da atmosfera.

(Adaptado de Folha de São Paulo – Caderno Mais – 18/04/2004. p.17)

Assinale a opção que apresenta a denominação que é dada ao progressivo aquecimento global da atmosfera.

(A) El Niño
(B) Efeito Estufa
(C) La Niña
(D) Buraco de Ozônio
(E) Flutuações Climáticas

Resposta esperada: B. Justificativa: O efeito estufa ocorre porque parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, causando o aquecimento do planeta.

Questão do vestibular da UERJ 2008

REINALDO SCALZARETTO e DEMÉTRIO MAGNOLI. Atlas geopolítica. São Paulo: Scipione, 1996.
(Nova) Guerra Fria sobre o Ártico

Mesmo divergindo sobre as causas do fenômeno, a comunidade cientifica é unânime: o Ártico está derretendo. Segundo um estudo da Arctic Climate Impact Assessment (ACIA), publicado em 2004, 4.998.000 km2 de geleiras desapareceram ao longo dos últimos 30 anos.

Adaptado de http://diplo.uol.com.br

No mapa e na reportagem, apresentam-se informações que remetem a possíveis alterações na economia e na política da Região Ártica, fruto da combinação de eventos como a mundialização do capitalismo e o aquecimento global.

Dois significativos interesses estratégicos que podem produzir uma redefinição da geopolítica do Ártico são:

(A) instalação de bases militares e monitoramento do tráfego aéreo
(B) aproveitamento da biodiversidade e expansão do mar territorial
(C) exploração de recursos minerais e controle de novas rotas marítimas
(D) utilização de reservas de água potável e aproveitamento da energia hidroelétrica

Resposta esperada: C. Justificativa: A informação sobre o derretimento do gelo no Ártico e a representação cartográfica da região do Polo Norte contextualizam a compreensão das disputas territoriais que estão se acirrando naquela parte do mundo. Dois fatores relevantes apontam para novas possibilidades de ganhos econômicos: o primeiro é a exploração de recursos minerais, até então inviabilizada pelos altos custos d extração decorrentes das condições climáticas e da extensão da calota polar; o segundo é o controle de novas rotas marítimas, até então bloqueadas pelo gelo durante a maior parte do ano. Essas vias marítimas, uma vez concretizadas, possibilitarão uma brutal redução do tempo e dos custos de transporte de mercadorias, o que é vital para as estratégias de produção e circulação de riquezas das grandes corporações.

Questão do vestibular da UFRJ 2009

O relatório apresentado em 2008 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta o aumento na emissão de gases de estufa como um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

a) Qual a importância dos gases de estufa para a manutenção da vida na Terra?

b) Compare o Brasil e a China em relação às suas principais fontes de emissão de gases de estufa.

Respostas esperadas e justificativas:

a) Os gases de estufa são importantes para a vida na Terra por seu papel na absorção de parte da energia emitida pela superfície terrestre ao ser aquecida pela radiação solar. Essa energia é então radiada de volta à superfície terrestre, o que contribui para a manutenção do equilíbrio térmico que possibilita a existência de vida sob a forma que a conhecemos.
b) A principal fonte de emissão de gases de estufa no Brasil é a queima da cobertura vegetal, enquanto na China é a queima de combustíveis fósseis.

Questão do vestibular da UNB 2002

Comparado a outros gases presentes na atmosfera, o SO2 apresenta boa solubilidade em água, o que resulta em um enriquecimento de enxofre no estado de oxidação +4 — S(IV) — na água da chuva, nas nuvens e na neblina. De acordo com o pH, diferentes espécies de S(IV) predominam em soluções aquosas, o que pode ser representado pelas equações da tabela abaixo, na qual Kc, representa a constante de equilíbrio obtida à temperatura de 298 K.

equação

pH

Kc

I

SO2+ H2O               SO2H2O

< 1,5

1,23

II

SO2H2                     HSO3- + H+

1,5 a 6,5

1,32 x 10–2

III

HSO3-                      SO32 - + H+

> 6,5

6,42 x 10–8

Outras substâncias presentes na atmosfera, como, por exemplo, o O2, e o O3, quando dissolvidas em soluções aquosas, contribuem para o processo de oxidação do S(IV). A equação abaixo representa a oxidação do S32 - por oxigênio atmosférico dissolvido na água, na presença de um íon metálico.

IV. Mn2 + + 2S 32 -  + O2 ® Mn2 + + 2SO32 –

Idem, ibidem,p. 262 (com adaptações).

Julgue os itens seguintes, referentes às equações químicas representadas no texto II.

(1) Uma das equações apresentadas viola a lei de Lavoisier.
(2) Na equação IV, cada átomo de enxofre transfere dois elétrons para cada átomo de oxigênio da molécula de O2.
(3) O íon metálico que participa da reação representada pela equação IV não interfere na magnitude da energia de ativação da reação.
(4) O Protocolo de Kyoto — plano de intenções criado para iniciar um controle do aquecimento global - propõe reduzir as emissões de gases poluentes causadores da chuva ácida, como o SO2.

Respostas esperadas:
Item Certo: (2)
Itens Errados: (1), (3) e (4)

Justificativas:
(1) Em todas as equações verifica-se a conservação das massas.
(3) O íon metálico atua como catalisador, diminuindo a energia de ativação.
(4) O protocolo de Kyoto trata da redução da emissão do CO2 da atmosfera.