Como você já viu nesta aula, todo plano de curso inclui uma ementa (sintética e organizada por meio de frases não verbais), uma seção de conteúdo programático (apresentada de forma mais esquemática) e uma sugestão de bibliografia. Observe, então, nossa sugestão de plano de curso, elaborada com base no diário de classe em torno do qual gira esta atividade:
Tipologia textual: narração, descrição, exposição e argumentação. Coesão textual: coesão referencial e sequencial. Coerência textual: regras da repetição, da progressão, da não contradição e da relação. Estrutura do parágrafo. Resumo e resenha. O percurso da pesquisa: o projeto, o relatório e o artigo científico. Questões da norma culta: pontuação, concordância e crase.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
ECO, U. Como se faz uma tese. Perspectiva: São Paulo, 1989.
GARCIA, O. Comunicação em prosa moderna. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2001.
KOCH, I. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2008.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Linguística do texto: o que é, como se faz. Recife: UFPE, 1983, Série Debates 1.
MEDEIROS, J. B. Redação Cientifica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
VOTRE, S. J. e VOTRE, V. Escrita técnica: o voo da abelha. São Paulo: Zero Erro, 1991.