Atualmente, muitos consultórios, videolocadoras, farmácias e bibliotecas utilizam o computador para gerenciar e armazenar as informações de seus produtos. Por quê? Porque com a informática a pesquisa de algum item fica muito mais rápida e prática, não é mesmo?
Os softwares utilizados para cadastrar, armazenar e pesquisar esses dados são usualmente conhecidos como Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD). Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
Normalmente, um SGBD adota um modelo de dados de forma pura, como as fichas de pacientes em um consultório ou de livros em uma biblioteca.
O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional; neles, as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas. Todos os dados ficam armazenados em uma tabela e isso facilita a pesquisa sobre as informações de algum item.
Você vai criar uma base de dados num computador; cadastrar vários itens nessa base de dados e depois fazer pesquisas nessa base de dados. Depois você criará sua própria base de dados utilizando os conhecimentos discutidos neste módulo.
Vamos utilizar o SGBD do BrOffice, que é gratuito e muito prático de operar. O BrOffice.org.Base está no pacote do BrOffice que você já conhece e pode baixar gratuitamente em: http://www.broffice.org/download