O BrOffice.org Calc permite a criação de planilhas de no máximo 256 colunas e 32000 linhas. As colunas são identificadas da esquerda para a direita, começando com A até Z, continuando com AA até AZ, seguida de BA até BZ, e assim por diante, até a coluna IV, num total de 256. As linhas são numeradas de 1 até 32000. Assim, fazendo as contas, você tem a sua disposição um total de 8.192.000 células.
A célula ativa ou célula atual é aquela na qual serão digitadas os dados no momento e apenas uma célula fica ativa de cada vez. Para mudar a posição da célula ativa utilizam-se as teclas de seta do teclado ou o mouse.
Ao iniciar um novo documento você tem à disposição, automaticamente, três planilhas (Planilha1, Planilha 2 e Planilha3) localizadas logo acima da Barra de Status. Se você desejar, poderá alterar o nome de cada uma delas através dos seguintes procedimentos:
Este recurso permite agrupar vários trabalhos relacionados em um único arquivo, evitando a necessidade de se abrir diversos arquivos simultaneamente e simplificando a consolidação dos dados.
Clicando sobre cada uma das guias pode-se passar de uma planilha para outra, dentro de um mesmo arquivo. A guia da planilha atual ficará destacada.
Uma planilha é uma grade de linhas e colunas; suas interseções são as células. Cada linha é identificada por um número, e cada coluna, por uma letra. Assim, cada célula de uma planilha tem um único endereço, constituído pela combinação dos nomes das linhas e das colunas. Assim, cada célula possui um nome exclusivo, formado pela letra da coluna e o número da linha. Chamamos esse nome de referência de célula.
Ao conjunto de planilhas reunidas em um arquivo dá-se o nome de Pasta de Trabalho.
A planilha reconhece quatro tipos de dados: números, textos, datas e fórmulas.
Clique sobre as legendas para ver a descrição de cada área