Para colocar mais slides na mesma apresentação, é necessário adicioná-los, à medida que haja você vá evoluindo nesse trabalho.
Para inserir um novo slide, clique no menu Inserir opção Slide. Imediatamente aparecerá um novo slide, também visível à esquerda.
Quando você desejar repetir as mesmas configurações já escolhidas em um slide, em vez de inserir outro e repetir tudo o que já foi feito, você pode duplicá-lo e modificar apenas o que for necessário.
Para duplicar um slide, clique no menu Inserir, opção Duplicar slide. Imediatamente aparece o mesmo slide, também visível à esquerda.
Essa barra dá acesso a uma série de comandos de uso freqüente, como o atalho que permite escrever e vários outros que possibilitam a inserção de muitos tipos de figura.
Barra de ferramentas de desenho.
Supondo que você tenha escolhido o Slide de Título, a janela de edição ficará com o aspecto da figura abaixo.
Exemplo do slide de título pronto para inserção de textos.
Nesse caso, o Impress já está programado para escrever nos locais onde há texto.
Em seguida, clique sobre as áreas escritas e comece a escrever o que deseja. Os quadradinhos verdes que delimitam a área podem ser arrastados para onde for conveniente.
Se você tiver selecionado o layout Slide em branco e desejar digitar algo, poderá usar o atalho Texto, na barra de ferramentas Desenho, na parte inferior da tela.
Dê um clique simples no botão Texto.
Clique no slide onde deseja que o texto apareça. Surgirá a caixa de texto, com quadradinhos verdes.
Esse é o modo de edição do texto. Observe os quadradinhos verdes que delimitam a área. Eles podem ser arrastados para onde for conveniente. Escreva o que desejar dentro a área e, após terminar, clique fora do slide.
Selecione o texto desejado. Clique no menu Formatar - Texto. Na janela que aparece, há duas abas: Texto e Animação de Texto.
• Aba Texto
Configurando o texto.
• Selecionando a opção Ajustar largura ao texto, a caixa de texto ficará do tamanho do texto.
• Selecionando a opção Ajustar altura do texto, o texto será estendido para o tamanho da caixa.
Em Espaçamento entre bordas, pode-se determinar os quatro valores das margens da caixa de texto: esquerda, direita, superior e inferior.
Em Âncora do texto, pode-se escolher a posição em que o texto ficará dentro da caixa, assinalando um dos campos.
• Aba Animação de Texto
Nessa aba é possível configurar efeitos de animação para o texto.
Em Efeitos de animação de texto, selecione um efeito. Use as flechas à direita para selecionar a direção e os campos que, estando habilitados, admitem alterações. Após realizar as configurações desejadas no texto, clique no botão Ok.
Para formatar a fonte do texto, clique em menu Formatar, Caractere (os autores da área de informática usam a palavra caracter e caractere indistintamente). Na janela caractere aparecerão três abas: Fonte, Efeitos de Fonte e Posição. Essas opções assemelham-se àquela de formatação do Writer, do OpenOffice. Elas permitem que vários tipos de formatação sejam aplicados.
Você deve estar se perguntando se há outra estratégia para formatar a fonte. Naturalmente, como você já deve ter notado, também podem ser usados os diversos atalhos existentes na barra de formatação.
• Aba Fonte
Clicando-se sobre a aba Fonte, pode-se escolher a fonte, o estilo, o tamanho, a cor e a língua, semelhantemente ao que se pode fazer na aba Caractere do Writer.
• Aba Efeitos de Fonte
Clicando sobre essa aba, você poderá selecionar:
• Aba Posição
Essa opção permite aplicar Sobrescrito e Subscrito e sua dimensão. Também possibilita escolher o tipo de espaçamento entre os caracteres (padrão, expandido e condensado). Depois de escolher os formatos, clique no botão Ok.
Além de letras, números e marcas de pontuação exibidas no teclado, muitas fontes têm caracteres especiais, como marcadores e símbolos (por exemplo: ¼, @, ®, ¿), que podem ser inseridos no texto.
Como inserir um caractere especial
Para alterar as letras do texto de um slide para todas maiúsculas ou todas minúsculas, selecione o texto que será alterado. No menu, clique em Formatar, Alterar a capitalização:
O Impress permite que você utilize arquivos de imagens ou sons já existentes no computador. Imagens são muito usadas e podem ser inseridas como fundo dos slides (cuja repetição dará uniformidade à apresentação) ou como uma figura específica daquele slide.
Também é possível inserir sons como fundo musical da apresentação ou como pequenos efeitos, em cada slide, para chamar a atenção, por exemplo.
Entretanto, o tamanho final do arquivo produzido (a apresentação) será a soma do tamanho de todos os arquivos nele inseridos e mais um espaço reservado para tudo o que for digitado e para a formatação do próprio programa.
Sons: os efeitos sonoros do Impress são arquivos com extensão wav.
Imagens: Muitas são as extensões aceitas. As imagens usadas mais freqüentemente têm as extensões bmp, gif, jpeg e jpg.
Muitos formatos de arquivos de imagens podem ter tamanhos grandes e sua inserção deixará, como você pode imaginar, o arquivo final enorme, pois o Impress aceita imagens de muitos tipos e não avisa sobre seu tamanho.
É importante lembrar que arquivos do tipo bmp, como o nome já diz, são um mapa dos bits da tela. Isto significa que tudo está registrado no arquivo, inclusive as partes da tela que estiverem em branco. Naturalmente, elas ocupam muito espaço.
Para gerar arquivos pequenos, geralmente os melhores formatos são o jpg e o gif, que comprimem imagens.
A tela do Impress é retangular, horizontal; portanto, para ocupar toda a tela, as imagens devem ser retangulares e sua dimensão horizontal (largura) deve ser maior que a dimensão vertical (altura).
Ainda que a tela base do Impress tenha as dimensões de 800 x 600 pixels, a melhor imagem para trabalhar deve ter 400 x 300 pixels. Para saber quais as dimensões de uma imagem (em pixels ou em cm), novamente é necessário usar um programa editor de imagens. Mais à frente iremos conhecer um editor de imagens que o ajudará nesse procedimento.
O que deve ser feito para ter um arquivo final que não ultrapasse uns 500Kb em 10 slides? Uma sugestão: escolha imagens de baixo tamanho (20 a 40kb) e uma música que não ultrapasse os 200Kb.
É importante lembrar que, se o arquivo final for muito grande, a apresentação demorará a abrir. Além disso, se tiver mais que 1,4 Mb, não poderá ser salva em disquete, e, como é comum o envio dessas apresentações por mensagens de correio eletrônico, convém ressaltar que muitos e-mails têm caixas com tamanhos pequenos, que não suportarão receber um arquivo anexado muito grande ou que, tendo recebido, ficarão cheias, impedindo o recebimento de outras mensagens.
Um arquivo grande pode causar o travamento da caixa postal, pois, ao deparar com um arquivo de 6 ou 7Mb, o computador tenta copiar esse arquivo e não consegue. Assim, as mensagens recebidas depois dessa data ficam perdidas e nunca poderão ser recuperadas. Nesse caso, será necessário auxílio do pessoal do provedor para esvaziar a caixa postal.
Quer um conselho? Evite que o tamanho final do arquivo ultrapasse 1000Kb. Assim, você não perderá seu precioso tempo, não necessitará de grande espaço para armazenamento e não terá dificuldade para enviar e/ou receber arquivos por e-mail.