Internet

Acessando

Via linha telefônica (discada)

É o meio de acesso mais utilizado no Brasil. Funciona com uma linha telefônica e um modem comum (via conexão discada). É indispensável, portanto, ter um modem instalado no computador e uma linha de telefone livre.

Acesso via conexão banda larga

Banda larga, do inglês broad band, é termo que designa uma maior quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda rádio, fibra óptica etc.). Normalmente medida em bits, kilobits, megabits por segundo.

A principal característica da banda larga é a maior velocidade de navegação. Há vários tipos de conexão banda larga, mas os dois mais difundidos no Brasil são o acesso por ADSL e o acesso por cabo.

ADSL

Utiliza a mesma estrutura das linhas telefônicas convencionais. Por isso, é necessário que o usuário tenha uma linha telefônica. A grande vantagem é que, além de a velocidade ser maior, a linha telefônica fica desocupada e a não há necessidade de pagar os pulsos telefônicos.

Internet via cabo

A internet via cabo permite que usuário acesse o conteúdo e serviços disponíveis diretamente na rede de alta velocidade, sem precisar passar pela conexão via telefone. Para ter um acesso à rede desse tipo, é necessário que o usuário seja assinante de TV a cabo. A transmissão de dados é feita através de cabos de fibra ótica, que são, basicamente, fios de vidro ou de plástico, circulares em sua secção transversal, que guiam sinais luminosos.

Internet via rádio

A internet via freqüência de rádio também é uma tecnologia disponível em banda larga; o acesso depende da instalação de uma antena (semelhante às de TV por assinatura) e de um número mínimo de usuários de prédios residenciais e comerciais (cerca de 15 apartamentos ou salas por prédio).

Internet via satélite

Todos os dados são transmitidos por satélite e chegam ao usuário através de uma pequena antena e um modem. As principais vantagens são o acesso ilimitado, a alta velocidade e, principalmente, a possibilidade de navegar pela internet em lugares onde não existem telefones e cabos de televisão, como fazendas, sítios e lugares afastados das grandes cidades.

 

Vídeo

Acesso à Internet:

• Parte 1

• Parte 2