É o conjunto dos componentes eletrônicos e mecânicos que formam a parte física dos computadores. Exemplos: CPU, teclado, mouse, monitor, disco rígido.
Monitor
É quase sempre através dele que os programas apresentam as informações que resultam de uma operação do usuário. Existem monitores (como os encontrados em caixas eletrônicos) que permitem que sejam transmitidas informações ao computador através do toque em suas telas. Os monitores são classificados como periféricos de saída de dados.
Teclado
Lembra uma máquina de escrever; porém, além do teclado alfanumérico, existe um pequeno teclado à direita, para facilitar a digitação de números. Além disso, há teclas especiais distribuídas por todo o teclado. Nesta disciplina você vai aprender a função da maioria delas.
Mouse
É um dispositivo de mão que controla o movimento de um ponteiro na tela (normalmente a imagem de uma seta). Existem diversos tipos de mouse, mas o modelo mais comum tem o formato de um ratinho, por isso o nome em inglês: "mouse". Foi criado para facilitar a interação com o computador. Ao movermos o mouse sobre uma superfície (em geral sobre o mousepad), o ponteiro (também chamado de cursor) faz o movimento correspondente no monitor, permitindo que seja utilizado como um "apontador", ao clicarmos em cima dos objetos que queremos utilizar. Quando falamos "clicar" estamos nos referindo à ação de apertar um dos botões do mouse.
Tipo de clique | Descrição |
---|---|
Apertar e soltar o botão esquerdo do mouse uma vez. | |
Apertar e soltar duas vezes, rapidamente, o botão esquerdo do mouse. | |
Apertar e soltar uma vez o botão direito do mouse. | |
Posicionar o ponteiro do mouse em algum objeto da tela, pressionar e manter pressionado o botão esquerdo enquanto o mouse é movido. O objeto selecionado é arrastado até o local indicado. |
Olhe para o microcomputador. Que coisas você vê? Quais as suas funções? Como você liga o computador?
E a torre ou gabinete? Não é isso o computador propriamente dito? O gabinete guarda dispositivos físicos importantes, essenciais para seu funcionamento.
Acionadores de discos ou drives são periféricos onde são gravadas informações a partir do computador e onde ele obtém dados; por isso, diz-se que são periféricos de entrada e saída de dados. Drive é o nome genérico dos controladores de disco flexível, de disco rígido, de discos ópticos (CDs e DVDs) e de fitas magnéticas. (Traduzido do Computer Terms Glossary, no site www.babylon.com).
O processador é um elemento fundamental do computador; ele executa as instruções dadas pelos softwares. Os comandos executados pela CPU são conhecidos como instruções de máquina. O processador é o principal componente da placa-mãe (onde ficam ligados todos os demais periféricos e componentes do computador); geralmente é o fator determinante na velocidade de operação da máquina.
Para que a CPU execute suas funções, é necessária uma memória onde possam ser armazenadas as informações. O processador utiliza a memória para armazenar programas e dados que estão em uso. É impossível ele trabalhar sem ter uma quantidade mínima dela.