No segundo módulo, tratamos do tema Intervenções urbanísticas e planejamento urbano: introdução à História do Planejamento no Brasil; discutimos também, do ponto vista metodológico, as possibilidades de se efetuar uma periodização do planejamento urbano no Brasil. Neste terceiro módulo, iremos tratar do Advento dos Planos Diretores Agache e Doxiadis: as origens do planejamento stricto sensu. A intenção é continuar a estabelecer um recorte sobre a história do planejamento no Brasil, caracterizando a segunda fase – que corresponde ao período de 1930 a 1965 –, e discutir a constituição do planejamento stricto Sensu.
Como já tratamos anteriormente, existe um conjunto de obras que constituem o que chamamos de legado historiográfico sobre o planejamento urbano; nem sempre ele é composto por pesquisadores genuinamente vinculados à área de Geografia. Isso pode enriquecer e contribuir para que se ampliem as perspectivas metodológicas dos estudos sobre a história contemporânea do planejamento urbano.
Estas são algumas obras que consideramos primordiais para uma pesquisa inicial sobre a história do planejamento urbano, principalmente nesta parte, que trata de aspectos conceituais:
No módulo II, como você pôde verificar no Quadro Sinóptico1, constatamos que é possível efetuar uma periodização da história do planejamento urbano no Brasil, subdividindo-a em três grandes fases:
Nesta parte de nosso curso, iremos trabalhar a segunda fase (de 1930 a 1990), representada por investimentos em obras de infra-estrutura e caracterizada pelo predomínio dos planos diretores e pelo discurso de planejamento.