Topossequência

Toposseqüência ou catena é o nome que se dá a seqüência de solos que pode ser observada ao longo de uma encosta. Ao se analisar, por exemplo, toda a seção transversal de uma encosta de um vale fluvial, do topo em direção à várzea, é possível observar, conforme a posição topográfica, uma série de variações condicionadas pela modificação dos fatores (disponibilidade de água, microclima, biota, predominância de processos de sedimentação, transporte ou erosão etc.). Essas variações condicionam uma alteração gradativa do perfil da encosta, resultando em uma sucessão de tipos de solos diferenciados.

As fotografias mostram uma toposeqüência (ou catena) em uma encosta no Zimbabwe, e as variações de cor nas amostras do horizonte B, tomadas ao longo da encosta. As cores vermelhas indicam um ambiente com drenagem eficiente, enquanto a amostra acinzentada evidencia um ambiente hidromórfico (imagem à direita).

Fonte: http://wps.prenhall.com/wps/...16_8089ic.gif

Obs.: Outras seqüências também são possíveis, como aquelas que representam uma mudança litológica (litosseqüência), ou uma ocorrência de comunidades vegetais significativamente diferentes (fitosseqüência).

[x] Fechar