Porosidade

A porosidade de um solo é dada pelo volume de espaços vazios existentes entre as partículas sólidas. Os poros , na verdade, nunca estão vazios, pois ou estão ocupados por água ou por ar. Num solo encharcado, praticamente todos os poros estão ocupados pela água, num solo úmido estarão ocupados uma parte pela água e outra pelo ar, enquanto no solos secos, todos estarão ocupados pelo ar.

Os poros são resultantes do arranjo das partículas sólidas constituintes do solo, que podem se dispor de formas variáveis, formando espaçamentos comunicantes ou não, o que pode favorecer a movimentação e percolação da água ou a sua permanência, assim como o trânsito do ar.

Segundo RANZANI (1969), o volume total dos poros do solo quase nunca é inferior à 30%, e raramente ultrapassam 60%. Embora o volume dos poros quase sempre seja inversamente proporcional ao diâmetro das partículas, com os menores valores de porosidade correspondendo aos solos de textura mais grosseira, e os mais altos aos de textuta mais fina; a natureza das partículas pode alterar essa relação. Esse é o caso dos solos orgânicos ou turfosos, onde a porosidade pode atingir 80% do volume.

De acordo com o tamanho os poros podem ser distintos em micro ou macroporos. Os macroporos são os espaços maiores, onde a água transita e percola pela ação da gravidade. Os microporos, normalmente, estão localizados dentro dos agregados ou elementos estruturais. Em razão da pequena dimensão, são capazes de reter e armazenar água pela capilaridade, sendo importantes para a manutenção da umidade.

A capacidade de drenagem de um solo não é uma função direta de sua porosidade, mas do volume de macroporos. Solos argilosos, por exemplo, apresentam um grande volume de porosidade, porém com predominância de microporos, o que favorece a retenção da água; enquanto nos solos arenosos o predomínio dos macroporos favorece à transmissão da água para níveis inferiores, garantindo uma boa drenagem e boa aeração, porém uma baixa umidade.

Nas avaliações de campo devem ser anotadas a presença e distribuição dos poros visíveis a olho nu e com auxílio de lentes de aumento.

[x] Fechar