Letras maiúsculas na classificação dos horizontes
As letras maiúsculas designam a natureza do afastamento (grau de diferenciação) em relação ao material de origem (RANZANI, 1969). A letra O designa os horizontes orgânicos, as letras A e B, os horizontes minerais, a letra C designa a camada de saprolito e a letra R identifica a rocha subjacente não intemperizada (rocha sã).
A letra E será utilizada quando a transição do horizonte A para o B formar uma camada bem diferenciada, caracterizada por uma tonalidade mais clara resultante dos processos de eluviação, que translocam os óxidos de ferro e alumínio.
Numa classificação completa outros símbolos são utilizados para agregar mais informações, tais como:
- Algarismos arábicos – associados às letras maiúsculas referem-se a subdivisão dos horizontes: A1, A2, A3-B1, B2, C1, C2, C3. Quando anotadas, as designações A3-B1 referem-se a transição do horizonte A para o B, enquanto para o horizonte C a seqüência C1, C2, C3, quando houver, é indicativa apenas de variações entre camadas do saprolito.
- Algarismos romanos – precedendo as letras maiúsculas, são empregados para designar descontinuidades litológicas tanto em horizontes como em camadas (exemplo: II B2, II, C1, III C2 etc.).
- Letras minúsculas – associadas às letras maiúsculas, indicam características observadas naquele horizonte, tais como acumulação de argila por iluviação (t), forte cimentação (m), distúrbios pela aração ou outros fatores (p) etc.
 |
Um exemplo de classificação dos horizontes do solo em campo. |
[x] Fechar