Formas de regionalizar o continente africano

Existem muitas formas de  regionalizar o continente africano. Neste estudo apontamos para duas delas: a partir da localização geográfica de cada região ou a partir de traços culturais e étnicos.

Antes de prosseguir:

Observe os mapas acima:

O primeiro refere-se a atual divisão política do continente reconhecida pela ordem mundial. A segunda refere-se à divisão das diferentes etnias no continente.

Você concorda que o fato de diferentes etnias pertencerem ao mesmo país africano pode acirrar os conflitos atuais existente?

Discuta essa questão com seus colegas na ferramenta

Discuta essa questão com seus colegas na ferramenta Fórum

Depois da discussão sobre a divisão territorial dos países africanos e a divisão pelas diferentes etinias, vamos conhecer a divisão regional conhecida oficialmente pelas nações do continente e algumas de suas características.

Primeira Regionalização

I -  África Setentrional ou do Norte

Composta por  8  Estados e localizada ao norte do continente, próxima aos mares Vermelho e Mediterrâneo.

A África do Norte  apresenta duas sub-regiões: a Leste, o Machrsch, que inclui a Líbia e o Egito e se prolonga fora do Continente até a Peninsula Arábica. A Oeste, bem mais individualizada, o Magrebe (onde o sol se põe em árabe), que compreende a Tunísia,a Argeria e o Marrocos

II - África Ocidental:


* composta por 16 países independentes, onde o território do Saara Ocidental está também incluso nesse conjunto, localizado nas vizinhanças com o Oceano Atlântico. Compreende os seguintes países independentes:  Mauritânia, Gana, Togo, Benin, Burkina, Fasso; Níger ; Gâmbia ; Nigéria ; Cabo verde ; Mali, Senegal, Guiné-Bissau, Guiné, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana.

III - África Central:

Localiza-se no centro do continente e compreende 10 Estados - nações. Localizados na bacia do rio Congo.

Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, (Brazzaville), República Democrática do Congo (Ex- Zaire), Gabão, Guiné-Equatorial, Ruanda e São Tomé e Príncipe (Burundi e Ruanda  são, frequentemente consiferados como parte da África Oriental; prevalece aqui o carater Geopolítico de Integração regional)

IV África Oriental:

Fica nas proximidades do Oceano Índico. Em dois países da África oriental (Somália e Ruanda) ocorreram guerras civis que contribuíram para arrasar esses dois países muito pobres.

Destacam-se duas sub-regiões: A norte-Oriental, conhecida como Chifre da África e a Centro-Oriental

O Chifre da África é formado por Etiópia, Eritréia (Independente da Etiópia em 1993), Dijibuti (ex-colônia Francesa) e Somália, que foi colonizada em partes separadas, pela Itália e pela Inglaterra. O Sudão Aqui Incluído poderia ser considerado como pertencente a África do Norte, como retarguarda do Egito, que administrou o tempo colonial.

A África Centro-oriental é formada pelas ex-colônias Inglesas de Uganda, Quênia e Tanzânia (antiga Tanganica e Ilha de Zanzibar)

Obs: Alguns autores incluem Burundi e Ruanda na África Oriental.      

V - África Meridional ou Austral:

Fica na parte sul do continente e compreende 14 países. Angola; Zâmbia; Malavi; Zimbábue (antiga Rodonésia); Moçambique Botswana;  Lesoto; Suazilândia ; África do sul ; Namíbia

África do oceano índico

Também conhecida por indo-oceânica, freqüentemente agregada à Africa oriental:

Ilhas de Madagascar, Maurício, Reunião (não independente integrada a França),  Ilhas Comores e Seychelles; 

A segunda regionalização assinala a existência de dois conjuntos regionais:  

África Branca ou Setentrional: compreende 9 Estados - nações e um território.

África Negra ou Subsaariana: composta por 44  países do continente.

Conhecendo um pouco da diversidade

a) Línguas mais faladas


Fonte: http://www.africanculturalcenter.org/5_3languages_religion.html

Densidade Populacional africana

b) Concentração de mulçumanos e cristãos africanos


Fonte: Info Brasil http://www.infobrasil.org/transpar/por/is/gif/slide8.gif

c) Densidade Populacional

Em relação à densidade populacional e a sua evolução, no site da Universidade de Columbia, no endereço http://grid2.cr.usgs.gov/globalpop/africa/Appendix_6.html  observamos  que entre os anos 60 e 2000, os índices potencializam uma região de constante crescimento populacional.

Observe a evolução abaixo:

1 – Anos 60

2 – Anos 70

3 - Anos 80

4 – Ano 2000

Population density maps of Africa, year 2000

Vamos pensar?

Atividade em grupo

Acesse o Fórum, onde duas questões estão propostas.

A maioria dos países africanos convive com um subdesenvolvimento crônico, condenados, cada vez mais, a sobreviver por meio das ajudas internacionais. É comum   afirmar que a colonização trouxe seqüelas a este continente que ainda hoje não foram sanadas.

Atividades individuais

Revisão

Para compreender melhor os principais conceitos discutidos e as reflexões realizadas, faça uma síntese desta unidade e envie para o professor responsável.

Auto-avaliação

Depois do estudo da aula 1, escolha uma das duas formas de regionalizar o continente africano e explique a sua opção.

 
       
   
Voltar