Escolhendo uma avaliação

A avaliação tem diferentes finalidades as quais podem ter características antagônicas ou complementares.

A avaliação somativa considera o ponto de chegada, que tem como um dos seus objetivos informar ao avaliador o grau de rentabilidade cognitiva – aquisição do conhecimento – do avaliado.
  Já a avaliação formativa é um ponto de partida, útil para a assimilação ou retificação de novas aprendizagens, sendo ideal numa avaliação continuada, possibilitando ao professor gerir e organizar situações didáticas de aprendizado, identificando eventuais necessidades de correção de rota.
  Quanto à avaliação diagnóstica, pode ser utilizada no início de um curso ou disciplina, para identificar os conhecimentos dos alunos quanto aos conteúdos que serão ministrados, de acordo com Hadji (2001).

Existem inúmeras outras modalidades de avaliação, como: normativa, criterial, cumulativa, prognostica, iniciativa, repressiva, informativa...

Para responder a esta atividade, vá até a página de apresentação da disciplçina

Diante de tantas possibilidades...

Escolha uma modalidade de avaliação,
aquela que você mais se identifica,
e proponha uma estratégia /atividade avaliativa,
baseada nos princípios da avaliação escolhida


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