A avaliação tem diferentes finalidades as quais podem ter características antagônicas ou complementares.
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A avaliação somativa considera o ponto de chegada, que tem como um dos seus objetivos informar ao avaliador o grau de rentabilidade cognitiva – aquisição do conhecimento – do avaliado. |
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Já a avaliação formativa é um ponto de partida, útil para a assimilação ou retificação de novas aprendizagens, sendo ideal numa avaliação continuada, possibilitando ao professor gerir e organizar situações didáticas de aprendizado, identificando eventuais necessidades de correção de rota. | |
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Quanto à avaliação diagnóstica, pode ser utilizada no início de um curso ou disciplina, para identificar os conhecimentos dos alunos quanto aos conteúdos que serão ministrados, de acordo com Hadji (2001). |
Existem inúmeras outras modalidades de avaliação, como: normativa, criterial, cumulativa, prognostica, iniciativa, repressiva, informativa...
Para responder a esta atividade, vá até a página de apresentação da disciplçinaDiante de tantas possibilidades...
Escolha uma modalidade de avaliação,
aquela que você mais se identifica,
e proponha uma estratégia /atividade avaliativa,
baseada nos princípios da avaliação escolhida
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