ABRAMOWICZ, Mere. Avaliando: A avaliação da aprendizagem - Um novo olhar. São Paulo: Lúmen, 1996.
DEPRESBITERIS, L. O Desafio da Avaliação da Aprendizagem: dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e Avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.
FRANCO, Sérgio R. K. O Construtivismo e a Educação. Porto Alegre: Mediação, 1995.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio; uma perspectiva construtivista. 6ª ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1992.
LUCKESI. C.C. Avalição da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortêz, 1996.
PIAGET, J. Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: Desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortês, 1988.
SOARES, Magda. B. Avaliação educacional e clientela escolar. In: PATTO, M.H.S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A . Queiróz, 1981.
SOEIRO, Leda & AVELINE, Suelly. Avaliação Educacional. Porto Alegre: Sulina, 1982.
VASCONCELOS, Celso. Avaliação da aprendizagem – Práticas de Mudança.São paulo: Libertad, 1998.