Tópico 4: Avaliação de objetos de aprendizagem
4.2. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE LO
4.2.1 LORI
A avaliação de LOs é uma preocupação relativamente nova, tendo em vista que a quantidade de LOs cresceu e que os repositórios de LOs tornaram mais fácil a busca e o uso de objetos tanto para a sala de aula como para os cursos totalmente on-line. O crescimento no número de LOs, a multiplicidade de autores, a crescente diversidade no design e a sua disponibilidade para educadores treinados e não treinados gerou um interesse em que se definisse como se avaliar LOs e que critérios usar para esta avaliação.
A seguir, apresentamos duas ferramentas disponíveis na literatura para avaliação de LOs: LORI (Learning Object Review Instrument), o LOEI (Learning Object Evaluation Instrument) e os 14 critérios do CLOE (Collaborative Learning . O LORI é o mais utilizado, enquanto o LOEI foi desenvolvido especificamente para a educação básica, usando outros modelos, inclusive o LORI, como base.
Vargo, Nesbit, Belfer and Archambault (2003) desenvolveram um instrumento para avaliação de LOs (LORI - Learning Object Review Instrument or), que usa os seguintes critérios:
- Qualidade do Conteúdo. O conteúdo não contém erros e é apresentado de forma imparcial e sem omissões que poderiam levar os aprendizes a conclusões erradas. As afirmações são baseadas em evidências ou argumentos lógicos. As apresentações enfatizam os pontos-chave e idéias significativas com um nível adequado de detalhamento. As diferenças entre grupos culturais e étnicos são representadas de forma equilibrada.
- Alinhamento com o Objetivo de Aprendizagem. Os objetivos de aprendizagem são definidos, seja no conteúdo acessado pelo aprendiz ou nos metadados. Os objetivos de aprendizagem são direcionados ao aprendiz. As atividades de aprendizagem, conteúdo e avaliações são fornecidas no objeto e estão em linha com o objetivo de aprendizagem.
- Feedback e Adaptação. O LO tem a habilidade de: (a) adequar as mensagens ou atividades instrucionais às necessidades específicas ou características do aprendiz
(b) fazer simulações de acordo com o input dado pelo aprendiz. A informação sobre o aprendiz é usada para se determinar como o LO é desenvolvido e compartilhado.
- Motivação. O LO motiva os aprendizes. Seu conteúdo é relevante aos seus interesses. O objeto oferece escolhas, atividades da vida real, multimídia. interatividade, humor, drama ou jogos como desafio. Ele provê critérios para se medir o sucesso do aprendiz, dando-lhe feedback sobre a sua performance. Os aprendizes provavelmente terão mais interessante no assunto após o uso do LO.
- Design de Apresentação. O design da estrutura e da interatividade capacita o aprendiz a aprender de forma eficiente. As apresentações minimizam as buscas visuais. O texto é legível. Gráficos e diagramas são rotulados e sem erros. Eventos animados ou gravados em vídeo são descritos por narração auditiva. Cabeçalhos claros sinalizam as seções do texto. O texto é claro, conciso e livre de erros. Cor, música e características decorativas são agradáveis sob o ponto de vista estético e não interferem no atingimento dos objetivos de aprendizagem.
- Usabilidade de Interação. A interface de usuário implicitamente informa os aprendizes como interagir com o objeto, ou existem instruções claras que guiam o seu uso. A navegação através do objeto é fácil, intuitiva, e sem atrasos excessivos. O comportamento da interface do objeto é consistente e previsível.
- Accessibilidade. O LO acomoda as necessidades dos aprendizes com deficiência e segue os padrões da “IMS Guidelines for Accessible Learning Applications”.
- Reusabilidade. O LO é um recurso “stand-alone” que pode ser rapidamente usado em outros cursos, em outros projetos pedagógicos e contextos sem modificação. Ele se presta de forma eficaz para uma grande variedade de aprendizes pela adaptação de seu conteúdo ou através da apresentação de glossários e sumários de pré-requisitos.
- Cumprimento com Padrões. O LO está em conformidade com padrões e especificações internacionais relevantes, incluindo o padrão IEEE Learning Object Metadata desenvolvido. Os metadados foram especificados dentro do código do objeto e/ou em uma página disponível ao usuário.
Os critérios do LORI foram definidos com base na área de DI, de Ciência da Computação, de Desenvolvimento de Multimídia e de Psicologia Educacional. Para cada medida deve ser atribuído um grau de uma escala de 4 pontos, de “fraco” a “moderado” a “forte” e “perfeito”. O processo LORI envolve avaliações individuais e de grupo sobre LOs.
6.2.2 LOEI
O LOEI apresenta os seguintes critérios para a avaliação de LOs:
CRITÉRIO |
DESCRIÇÃO |
Integridade |
- O conteúdo do LO é preciso e reflete as formas com as quais o conhecimento é definido dentro do assunto em questão
|
Usabilidade |
- Há instruções claras para uso do LO
- O LO é fácil de se usar (i.e., navegação, controle do usuário, status de visibilidade do sistema).
|
Aprendizagem |
- Os objetivos de aprendizagem estão explícitos para os aprendizes e professores.
- A população-alvo é claramente identificada (nível acadêmico, habilidades técnicas/informações demográficas).
- Os conhecimentos e habilidades pré-requisito são claramente definidos e relacionados à aprendizagem futura.
|
Design |
- A tecnologia ajuda os usuários se engajarem de forma efetiva com os conceitos/técnicas/idéias.
- O LO estrutura o conteúdo de forma a orientar a aprendizagem.
- O LO fornece oportunidade aos aprendizes para obter feedback tanto dentro como fora dele.
- O LO existe por conta própria e é passível de ser utilizado em vários ambientes de aprendizagem, incluindo seqüências de aprendizagem diferentes.
|
Valores |
- O LO é apropriado para a comunidade em geral, respeitando aspectos culturais.
- Arquivos de “Help” e documentação são fornecidos aos aprendizes e professores, incluindo assistência com relação ao contexto em geral.
- O design da informação visual e auditiva dá suporte à aprendizagem e processos mentais.
- O LO é acessível por diversos aprendizes com diferentes necessidades.
- O LO não requer a intervenção do professor para ser usado de forma eficaz em diferentes ambientes e seqüências de aprendizagem.
|