Tópico 4: Avaliação de objetos de aprendizagem

4.2. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE LO

4.2.1 LORI

A avaliação de LOs é uma preocupação relativamente nova,  tendo em vista que a quantidade de LOs cresceu e que os repositórios de LOs tornaram mais fácil a busca e o uso de objetos tanto para a sala de aula como para os cursos totalmente on-line.  O crescimento no número de LOs, a multiplicidade de autores, a crescente diversidade no design e a sua disponibilidade para educadores treinados e não treinados gerou um interesse em que se definisse como se avaliar LOs e que critérios usar para esta avaliação. 

A seguir, apresentamos duas ferramentas disponíveis na literatura para avaliação de LOs: LORI (Learning Object Review Instrument), o LOEI (Learning Object Evaluation Instrument) e os 14 critérios do CLOE (Collaborative Learning .  O LORI é o mais utilizado, enquanto o LOEI foi desenvolvido especificamente para a educação básica, usando outros modelos, inclusive o LORI, como base.

Vargo, Nesbit, Belfer and Archambault (2003) desenvolveram um instrumento para avaliação de LOs (LORI - Learning Object Review Instrument or), que usa os seguintes critérios: 

Os critérios do LORI foram definidos com base na área de DI, de Ciência da Computação, de Desenvolvimento de Multimídia e de Psicologia Educacional.  Para cada medida deve ser atribuído um grau de uma escala de 4 pontos, de “fraco” a “moderado” a “forte” e “perfeito”.  O processo LORI envolve avaliações individuais e de grupo sobre LOs.

6.2.2 LOEI

O LOEI apresenta os seguintes critérios para a avaliação de LOs:

CRITÉRIO

DESCRIÇÃO

Integridade

  • O conteúdo do LO é preciso e reflete as formas com as quais o conhecimento é definido dentro do assunto em questão

Usabilidade

  • Há instruções claras para uso do LO
  • O LO é fácil de se usar (i.e., navegação, controle do usuário, status de visibilidade do sistema).

Aprendizagem

  • Os objetivos de aprendizagem estão explícitos para os aprendizes e professores.
  • A população-alvo é claramente identificada (nível acadêmico, habilidades técnicas/informações demográficas).
  • Os conhecimentos e habilidades pré-requisito são claramente definidos e relacionados à aprendizagem futura.

Design

  • A tecnologia ajuda os usuários se engajarem de forma efetiva com os conceitos/técnicas/idéias.
  • O LO estrutura o conteúdo de forma a orientar a aprendizagem.
  • O LO fornece oportunidade aos aprendizes para obter feedback tanto dentro como fora dele.
  • O LO existe por conta própria e é passível de ser utilizado em vários ambientes de aprendizagem, incluindo seqüências de aprendizagem diferentes.

Valores

  • O LO é apropriado para a comunidade em geral, respeitando aspectos culturais.
  • Arquivos de “Help” e documentação são fornecidos aos aprendizes e professores, incluindo assistência com relação ao contexto em geral.
  • O design da informação visual e auditiva dá suporte à aprendizagem e processos mentais.
  • O LO é acessível por diversos aprendizes com diferentes necessidades.
  • O LO não requer a intervenção do professor para ser usado de forma eficaz em diferentes ambientes e seqüências de aprendizagem.
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