A partir da árvore de hierarquias de aprendizado gerada pela análise de conteúdo, identifique possíveis objetos de aprendizagem, tendo em mente os seguintes princípios:
Princípio 1: objetos de aprendizagem devem ser unidades didáticas do tipo "stand-alone" ou independentes de contexto
- O conteúdo de um objetos de aprendizagem deve ser similar em escopo e em sua natureza ao conteúdo de uma aula, de forma a propiciar a aprendizagem e não apenas fornecer informação
- O conteúdo didático de um objetos de aprendizagem dever ser desenvolvido de forma que ele possa satisfazer a um único objetivo de aprendizado
- O conteúdo do objetos de aprendizagem deve ser independente de outros conteúdos e deve poder ser combinado com outros para gerar diferentes resultados de aprendizagem
- A linguagem e o conteúdo devem ser apropriados a uma audiência ampla.
- A linguagem e terminologia devem ser consistentes para um mesmo assunto/tópico.
Princípio 2: objetos de aprendizagem devem seguir um formato didático padrão
- Uma taxonomia (por exemplo, a taxonomia de Bloom) pode ser usada para determinar os tipos de conhecimento ou competências que serão ensinadas, a fim de padronizar tipos de objetos de aprendizagem.
- Estratégias pedagógicas devem estar embutidas nos objetos de aprendizagem de forma a promover uma aprendizagem eficaz
- Ao se projetar um módulo como uma coleção de objetos de aprendizagem relacionados, uma hierarquia de objetos de aprendizagem é criada, com base em um conjunto bem definido de objetivos de aprendizado. Se objetos de aprendizagem forem compostos de objetos menores, o design instrucional deve refletir uma hierarquia de objetos
Princípio 3: objetos de aprendizagem devem ser relativamente pequenos
- Na fase de design, especificações devem ser criadas para o desenvolvimento do conteúdo. O tamanho de um objetos de aprendizagem é em parte determinado pelas especificações do design instrucional
- Deve-se manter o tamanho dos objetos de aprendizagem pequenos para permitir o aprendizado flexível e personalizado. Se o design instrucional permite seqüências alternativas aos objetos de aprendizagem, que são equivalentes sob o ponto de vista didático, o aprendiz poderá escolher o caminho de aprendizado preferido, enquanto o design pode manter uma seqüência padrão mais segura
- Caso um ambiente de aprendizagem colaborativa seja usado, considerar que os objetos de aprendizagem serão as menores unidades gerenciadas por tal ambiente
Princípio 4: A seqüência de objetos de aprendizagem deve ter um contexto de aprendizagem
- Os objetos devem ser orientados aos contextos mais prováveis, e pistas devem ser fornecidas aos aprendizes para aplicarem sua própria experiência
- O contexto de aprendizagem no qual o objetos de aprendizagem se insere pode ser externo a ele, e apontado através de links para facilitar a sua manutenção
Princípio 5: objetos de aprendizagem devem ser rotulados e gerenciados
- objetos de aprendizagem devem ser criados de tal forma que possam ser armazenados em um repositório e apresentados como unidades didáticas
- Metadados devem ser gerados para descrever o objetos de aprendizagem. Para que objetos de aprendizagem sejam usados de forma inteligente, eles devem ser rotulados para se saber o que eles contêm, o que eles ensinam, e que requisitos existem para utilizá-los. Metadados são mais facilmente criados, usando-se um formulário que seja apropriado para os tipos de dados que estão sendo descritos
- Um conjunto de elementos de metadados pode ser padronizado para descrever os objetos de aprendizagem
- Ao se criar um esquema próprio de metadados para uso interno de uma organização, é importante que o conjunto de elementos não seja muito grande. As maiores despesas e atrasos no desenvolvimento de objetos de aprendizagem residem na catalogação e descrição de objetos
Note que há objetos de aprendizagem compostos e objetos de aprendizagem atômicos (Aobjetos de aprendizagem) :
- Um objetos de aprendizagem composto, atrelado a um objetivo de aprendizado, agrupa objetos de aprendizagem subordinados, atrelados a sub-objetivos de aprendizado. Ele deve ser estruturado em: Introdução, Sumário e Avaliação. Ele pode agrupar objetos de aprendizagem subordinados do tipo Conceito, Fato, Procedimento, Processo e Princípio (Taxonomia de Bloom)
- Um objetos de aprendizagem atômico ou Aobjetos de aprendizagem, atrelado a um objetivo de aprendizado, não possui objetos de aprendizagem subordinados, ou seja, sub-objetivos de aprendizado. Ele deve ser estruturado em Contéudo, Prática e Avaliação. O objetos de aprendizagem atômico só pode ser de um tipo.
Nota: O módulo educacional que você está desenvolvendo será um objetos de aprendizagem composto dos Aobjetos de aprendizagemS que você vier a definir, com base na sua análise de conteúdo