Esta oficina sobre Desenho Instrucional e Objetos de Aprendizagem reúne as principais informações para um aprofundamento de professores no tema, com foco na construção de materiais que possam tornar-se tecnologias educacionais. O Design Instrucional (DI) pode ser visto como a mola-mestra do processo de criação de materiais e atividades de aprendizagem, compreendendo um conjunto de tarefas que vão desde o planejamento didático de um curso até a sua avaliação.
Embora Desenho Instrucional seja um termo antigo, com os avanços na aplicação da tecnologia de informação na educação, ganhou evidência tornando-se condição essencial para a elaboração de materiais educacionais de alta qualidade. Com o surgimento do paradigma de objeto de aprendizagem, do inglês Learning Object (LO), foi necessário que os modelos tradicionais de Desenho Instrucional fossem revistos e permitissem o desenvolvimento de módulos educacionais baseados em LOs.
Um objeto de aprendizagem é definido como "qualquer entidade, digital ou não, que possa ser usada, reutilizada ou referenciada durante o uso de tecnologias que suportem ensino" [IEEE]. A ideia é que, ao projetarmos o conteúdo de um curso ou diferentes situações de aprendizado, acessemos LOs já disponíveis na Web ou já criados, reusando-os em nossos cursos. Em contrapartida, ao estruturarmos o conteúdo, poderemos gerar novos LOs, que poderão ser armazenados em um banco de dados (repositórios) para futuro reúso por outros professores ou alunos.
Os modelos tradicionais de Desenho Instrucional normalmente incluem as seguintes fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Modelos mais modernos vêm reconhecendo a necessidade de um desenho contextualizado, no qual tais fases não ocorram em sequência, mas em espiral, permitindo a flexibilização e a personalização do conteúdo.
Esta oficina foi criada pela Profa. Dra. Lúcia Baruque, professora associada da Fundação CECIERJ, pesquisadora e doutora pela PUC-Rio em Informática, com foco na capacitação de professores para o uso de novas tecnologias educacionais envolvendo a internet.
A oficina é composta de quatro tópicos:
Navegue à vontade pelo material e aproveite para aprofundar-se sobre o tema, pois com certeza este material será muito útil a você durante a prática docente, principalmente no que se refere à aplicação das novas tecnologias educacionais.
Atenciosamente
Prof. Daniel Salvador
Professor Associado Doutor
Fundação CECIERJ