- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Desenho universal na aprendizagem pressuposto para a avaliação escolar
Informações
- Público-alvo: Profissionais da Educação de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os fundamentos do desenho universal na aprendizagem (DUA) e sua aplicação em contextos educacionais inclusivos. Analisar criticamente práticas avaliativas à luz da diversidade de estudantes. Desenvolver instrumentos e estratégias de avaliação acessíveis e equitativos. Promover a reflexão docente sobre inclusão, acessibilidade e justiça educacional. Aplicar o DUA na elaboração de planos de ensino e avaliação que respeitem diferentes formas de aprender e demonstrar conhecimento.
- Ementa:
- Fundamentos teóricos do desenho universal na aprendizagem (DUA): princípios, diretrizes e bases legais da educação inclusiva;
- Diversidade na aprendizagem: estilos de aprendizagem, necessidades educacionais específicas e contextos socioculturais;
- Planejamento pedagógico inclusivo: estratégias de ensino acessíveis e flexíveis fundamentadas no DUA;
- Avaliação acadêmica: elaboração de instrumentos avaliativos compatíveis com os princípios do DUA;
- Tecnologias assistivas e recursos acessíveis: apoio à aprendizagem e à avaliação de estudantes com diferentes perfis.
- Como funciona: A disciplina acontecerá por meio de: leitura de textos e artigos; vídeos disponibilizados na plataforma; participação ativa em fóruns de discussão; realização das tarefas propostas e envios das atividades. A avaliação das tarefas se dará de forma qualitativa e quantitativa, observando a participação, a criatividade e o cumprimento das atividades dentro do prazo. As atividades terão notas que alcancem a média máxima de 100 (cem pontos).
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professor responsável: Suzanli Estef - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira -
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.