- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Inclusão e potencialidades – Novos olhares sobre autismo e altas habilidades/superdotação
Informações
- Público-alvo: Profissionais da Educação de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem:
- Diferenciar as características do transtorno do espectro autista (TEA) e das altas habilidades/superdotação (AH/SD).
- Reconhecer os sinais e as manifestações da dupla excepcionalidade em estudantes no ambiente escolar.
- Desenvolver e aplicar estratégias de ensino diferenciadas, adaptações curriculares e avaliativas para atender às necessidades específicas desses alunos.
- Promover um ambiente de sala de aula inclusivo que valorize a diversidade e estimule o desenvolvimento de todos os estudantes.
- Ementa:
- Módulo 1: Fundamentos da dupla excepcionalidade (Semanas 1 a 4)
- O espectro autista: definições, níveis de suporte e características centrais.
- Altas habilidades/superdotação: conceitos, tipos e mitos.
- A intersecção: compreendendo a dupla excepcionalidade de tea e ah/sd.
- Legislação e políticas de inclusão no brasil: o que dizem a lbi e a bncc.
- Módulo 2: Identificação e avaliação (Semanas 5 a 8)
- Sinais e indicadores: como identificar altas habilidades em estudantes autistas.
- O fenômeno da hiperlexia e o hiperfoco: pistas para a investigação.
- Avaliação psicopedagógica: instrumentos e práticas para um olhar integral.
- O papel da escola e da família no processo de identificação e apoio.
- Módulo 3: Intervenções pedagógicas e inclusão (Semanas 9 a 12)
- Estratégias de ensino diferenciadas: enriquecimento curricular, aceleração e agrupamento.
- Adaptações curriculares e avaliativas: do planejamento à prática.
- Tecnologia assistiva e recursos pedagógicos para a promoção da inclusão.
- Construindo um plano educacional individualizado (PEI) eficaz.
- Como funciona: A metodologia da disciplina combina módulos assíncronos, que incluem artigos, textos, vídeos e fóruns, com um encontro síncrono, além de atividades de avaliação e recuperação. A disciplina é uma oportunidade para os participantes aprimorarem suas habilidades, aprofundando o entendimento sobre o autismo e as altas habilidades/superdotação. A meta é desmistificar conceitos, apresentar características e discutir estratégias de ensino e adaptações curriculares , visando à inclusão e à aplicação do conhecimento na prática educacional.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professor responsável: Alexandre Botelho José - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Daniele Rodrigues Ferreira -
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.