- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Recursos pedagógicos para alunos cegos
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica, Orientadores Educacionais, Orientadores Pedagógicos, Graduados em cursos de licenciatura e mediadores..
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir sobre os desafios da implementação da Educação Inclusiva no contexto brasileiro, como a falta de infraestrutura adequada, a carência de formação docente e as barreiras atitudinais; identificar as barreiras à aprendizagem que estudantes cegos podem enfrentar no contexto escolar, como a falta de materiais acessíveis e a inadequação das metodologias de ensino; identificar as causas mais comuns de cegueira e as estratégias de ensino mais adequadas conforme as especificidades; analisar os impactos da cegueira no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes, considerando aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais; compreender as diferentes abordagens para a construção de conceitos por estudantes cegos, considerando a utilização de recursos sensoriais, táteis e auditivos; analisar as implicações pedagógicas da cegueira no processo de ensino-aprendizagem, considerando as necessidades específicas em relação à percepção visual, à leitura, à escrita e à comunicação; construir recursos pedagógicos inovadores para estudantes cegos utilizando diferentes tecnologias e estratégias de ensino.
- Ementa:
- Estudo dos marcos legais e históricos da Educação Inclusiva com foco na escolarização de estudantes cegos.
- Análise dos aspectos biológicos da cegueira e de suas implicações no desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e emocional.
- Abordagem das práticas pedagógicas inclusivas com ênfase na construção de conceitos, estimulação precoce, motricidade, leitura e escrita tátil.
- Produção de materiais didáticos acessíveis e recursos pedagógicos adaptados.
- Uso de Tecnologias Assistivas e estratégias de ensino inovadoras para promover o acesso ao currículo e à aprendizagem significativa de estudantes cegos no contexto da Educação Básica.
- Como funciona: A disciplina foi estruturada com base nos princípios da andragogia, reconhecendo os cursistas como sujeitos ativos, experientes e reflexivos, que trazem consigo vivências potentes e desafios concretos do cotidiano escolar. Ao considerar esses saberes, bus-camos promover uma aprendizagem significativa e aplicada, alinhada à realidade das escolas públicas e ao compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva. Entre as estratégias utilizadas, destacam-se: casos de ensino, fóruns de discussão, ro-das de conversa reflexiva, produção de glossário colaborativo, elaboração de mapas mentais e resumos compartilhados, além de atividades práticas voltadas à criação e testagem de recursos pedagógicos acessíveis para estudantes cegos. As propostas dia-logam diretamente com os desafios enfrentados nas salas de aula, incentivando a tro-ca entre pares e a construção coletiva de soluções pedagógicas possíveis. Todo o ma-terial estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acessibili-dade garantida, e as atividades assíncronas permitirão que cada cursista organize seus estudos de forma flexível e autônoma. Ao privilegiar a andragogia, a disciplina aposta no protagonismo dos profissionais da educação como agentes de transformação. Mais do que repassar conteúdos, propõe-se um espaço de escuta, partilha e ressignificação da prática docente, contribuindo para o fortalecimento da identidade profissional e para o enfrentamento ético e criativo das barreiras que ainda persistem na inclusão de estudantes com deficiência visual..
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável: Adriana da Silva Maria Pereira - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Patrícia Grasel da Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.