- Área: Matemática
- Curso: Ensaios matemáticos em sala de aula
- Disciplina: Planejamento e Investigação Matemática
Informações
- Público-alvo: Professores de matemática e áreas afins
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Elaborar planos de aula fundamentados em metodologias investigativas e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); implementar sequências didáticas que promovam a investigação matemática; selecionar e adaptar recursos didáticos adequados às atividades investigativas; integrar tecnologias digitais no planejamento de aulas de matemática.
- Ementa:
- Fundamentos do planejamento educacional em matemática para a educação básica;
- Metodologias ativas e investigativas no ensino de matemática;
- Elaboração e implementação de atividades investigativas alinhadas à BNCC;
- Estratégias de avaliação formativa em atividades investigativas;
- Uso de tecnologias digitais no planejamento e execução de aulas de matemática;
- Reflexão sobre a prática docente e desenvolvimento profissional;
- Criação de sequências didáticas investigativas;
- Comunicação matemática e desenvolvimento do raciocínio lógico;
- Adaptação de atividades para diferentes níveis de ensino;
- Socialização de experiências e construção colaborativa de conhecimento pedagógico.
- Atividades práticas: estruturação das sequências didáticas com investigações (numéricas, algébricas, geométricas e estatísticas); procedimentos para elaboração de atividades, implementação e comunicação das sequências didáticas na perspectiva da investigação matemática.
- Como funciona: Os cursistas terão a oportunidade de trabalhar na perspectiva da competência específica da área Matemática e suas Tecnologias da BNCC (2018), uma vez que os módulos propostos trarão atividades onde os professores poderão planejar situações didáticas investigativas em matemática, “empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas”. A disciplina iniciará abordando conceitos relativos aos fundamentos do planejamento educacional em matemática para a educação básica. Na sequência, serão apresentados princípios sobre metodologias ativas e investigativas no ensino de matemática. Serão propostas a elaboração e implementação de atividades investigativas alinhadas à BNCC com e sem o uso de tecnologias digitais, trazendo aspectos sobre a comunicação matemática, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a necessidade de adaptação de atividades (perspectiva inclusiva) para diferentes níveis de ensino, bem como a socialização de experiências e construção colaborativa de conhecimento pedagógico. Serão propostos fóruns temáticos nos quais se pretende discutir não somente aspectos teóricos que permeiam o planejamento e a investigação matemática, mas práticas pedagógicas exitosas em sala de aula a partir da implementação das sequências didáticas. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, vídeos-tutoriais de própria autoria, especificamente criados para a disciplina (e/ou vídeos-tutoriais disponíveis no Youtube). A avaliação da disciplina acontecerá predominantemente mediante envio de tarefas semanais em forma de fichas exploratórias, envio de portfólio eletrônico (ao final da disciplina) e/ou participação em fóruns temáticos.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Marcelo de Oliveira Dias - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.