- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o ensino
- Disciplina: Pedagogia da saúde: energia e bem-estar na docência
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Sensibilizar os docentes para reconhecer e analisar os principais fatores de desgaste físico e emocional associados à atividade docente. Desenvolver habilidades para aplicar práticas integrativas e complementares que promovam vitalidade e bem-estar no cotidiano escolar. Promover a autonomia dos professores para implementar estratégias de autocuidado e prevenção do burnout, valorizando o cultivo da energia vital como filosofia de vida e de atuação profissional.
- Ementa:
- Fundamentos do modelo vitalista de promoção de saúde para professores, alinhado às práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) do SUS;
- Integração de práticas corporais, respiratórias e hábitos de vida para promoção da vitalidade e prevenção do burnout, unindo saberes tradicionais e contemporâneos;
- Práticas corporais e respiratórias (Qigong) para o cultivo e a manutenção da vitalidade;
- Relação entre sono profundo e a sustentação da energia vital;
- Impactos do uso excessivo de telas e eletrônicos na vitalidade e estratégias para proteção da saúde ocular;
- Estratégias para fortalecimento da imunidade e prevenção do desgaste físico e emocional;
- Reflexão sobre propósito de vida e seu impacto na energia vital;
- Outras opções naturais para promoção da vitalidade no cotidiano docente;
- Alternativas naturais para promoção de vitalidade, incluindo o uso consciente de plantas medicinais.
- Como funciona: Haverá pelo menos duas aulas remotas, síncronas. O curso será estruturado em atividades semanais, com apresentação de conteúdos e debates colaborativos nos fóruns e especialmente nas aulas remotas síncronas. Para aprovação, o/a cursista deve atingir o mínimo de 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo F. Alexander Amaral de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.