- Área: Matemática
- Curso: Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: GeoGebra na sala de aula: caminhos para o ensino da geometria plana e espacial
Informações
- Público-alvo: Professores de matemática e áreas afins e licenciandos
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover a formação de professores em início de carreira ou em exercício, oferecendo subsídios teóricos e práticos para que reconheçam, compreendam e explorem as potencialidades pedagógicas do GeoGebra no ensino da geometria plana e espacial. Busca-se, ainda, fomentar o desenvolvimento de práticas didáticas significativas por meio do planejamento e da aplicação de tarefas exploratório-investigativas que favoreçam a visualização, a construção de conceitos e a autonomia dos estudantes na aprendizagem da geometria.
- Ementa:
- Introdução ao GeoGebra: ambientes, ferramentas básicas e potencialidades didáticas
- Instalação e exploração dos ambientes 2D, 3D e CAS.
- Ferramentas iniciais: pontos, segmentos, ângulos, polígonos e comandos básicos.
- Interface, navegação, salvamento e compartilhamento de construções.
- Discussão sobre o papel das tecnologias digitais no ensino da matemática.
- Geometria plana dinâmica: conceitos fundamentais e construções clássicas
- Construções: mediatriz, bissetriz, centros notáveis.
- Propriedades de triângulos, quadriláteros e circunferência.
- Relações métricas e exploração de propriedades por meio de manipulação direta.
- Transformações geométricas: simetrias, translações, rotações e homotetias
- Uso das ferramentas de transformação no plano.
- Criação de padrões, simetrias artísticas e fractais.
- Aplicações em contextos escolares com foco na experimentação e descoberta.
- Medidas e cálculos na geometria plana: perímetro, área e proporcionalidade
- Medidas dinâmicas com controle por deslizadores (sliders).
- Cálculo e visualização de áreas e perímetros.
- Aplicações envolvendo decomposição e composição de figuras planas.
- Exploração de propriedades em figuras semelhantes.
- Introdução ao GeoGebra 3D: ambiente tridimensional e construções elementares
- Apresentação do espaço tridimensional: eixos, planos e ferramentas básicas.
- Construção de pontos, planos, retas, prismas e pirâmides.
- Navegação e manipulação de sólidos no espaço 3D.
- Integração entre representações 2D e 3D.
- Sólidos geométricos: propriedades, construções e visualizações interativas
- Construção de cilindros, cones, esferas, prismas e pirâmides.
- Relações entre elementos (altura, raio, geratriz, apótema, volume).
- Análise de seções planas e simetrias.
- Uso de sliders e rotação para visualização didática.
- Planificação de sólidos e conexões entre 2D e 3D
- Construção de planificações dinâmicas de prismas, pirâmides, cilindros e cones.
- Identificação de arestas, vértices e faces nas transições 3D ↔ 2D.
- Aplicações em problemas geométricos e situações reais (embalagens, maquetes etc.).
- Introdução ao GeoGebra: ambientes, ferramentas básicas e potencialidades didáticas
- Como funciona: A disciplina iniciará com uma apresentação introdutória sobre os fundamentos e aplicações do GeoGebra, bem como a leitura e discussão de materiais (como artigos, vídeos e relatos de experiência) que relacionam a geometria plana e espacial, a geometria dinâmica, representada aqui pelo GeoGebra, e o ensino da matemática. A disciplina será dividida em 8 módulos, sendo que, em cada um deles (exceto o Módulo 1, que será um fórum temático avaliativo), será proposta uma tarefa prática (como construção, modelagem, simulação ou análise) a ser enviada por um link específico na sala de aula virtual, compondo os 100 pontos da avaliação final. Como suporte aos cursistas, a disciplina contará com um "fórum de ajuda" específico por módulo, com tempo de resposta máximo de 48h; vídeos-tutoriais autorais desenvolvidos exclusivamente para a disciplina; vídeos complementares disponíveis em plataformas abertas como o Youtube; além de ao menos uma live, que poderá ser conduzida pelos professores coordenadores ou convidados com experiência prática no tema. As lives serão interativas e dinâmicas, preferencialmente no formato oficina, com espaço para perguntas, enquetes e interações em tempo real. Embora não obrigatórias, os alunos que participarem ao vivo das lives receberão 10 pontos extras por participação. A avaliação será composta pelo envio das tarefas práticas e pela participação no fórum temático avaliativo do primeiro módulo.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável e mediador pedagógico: Wendel de Oliveira Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.