- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Física em movimento: aplicações cotidianas para um ensino relevante
Informações
- Público-alvo: Professores da área de ciências e física
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem:
- Investigar fenômenos físicos presentes no cotidiano, estabelecendo relações entre conceitos teóricos e situações concretas vivenciadas por alunos.
- Analisar contextos e objetos do mundo real (como veículos, elevadores, drones, sistemas elétricos e estruturas urbanas) sob a perspectiva das leis da mecânica e da termodinâmica.
- Observar sistematicamente situações-problema reais e simuladas, formulando hipóteses e interpretações com base em dados e modelos científicos.
- Questionar abordagens tradicionais de ensino e promover reflexões sobre a relevância e o significado da física na formação crítica dos estudantes.
- Planejar atividades didáticas com foco na aprendizagem ativa, integrando metodologias como aprendizagem baseada em projetos (ABP), resolução de problemas, experimentação e uso de tecnologias digitais.
- Aplicar simuladores, recursos digitais e experimentos de baixo custo na construção de aulas que conectem teoria e prática com intencionalidade pedagógica.
- Ementa:
- Física e cotidiano: onde está a relevância?;
- Movimento, forças e aplicações reais;
- Trabalho, energia e transformações no mundo real;
- Metodologias ativas aplicadas à física;
- Tecnologias digitais no ensino de física;
- Avaliações: tradicionais e alternativas.
- Como funciona: A disciplina oferecida na sala de aula virtual. Durante a disciplina, os/as cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar o seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período e, em cada unidade, os/as cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados. A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas da disciplina e será composta pela participação dos/as cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino que será enviado ao final da disciplina e demais atividades propostas.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Felipe Mondaini - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.