- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Ensino de física numa perspectiva histórico-experimental atualizada
Informações
- Público-alvo: Professores de ciências (ensino fundamental), física e matemática
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem:
- Organizar o ensino de tópicos de física com fundamentação histórica;
- Preparar e aplicar experimentos de física visando valorizar o aspecto histórico;
- Ter contato com questões de física presentes em diferentes edições das Olimpíadas de Conhecimento e do Enem para nortear a organização do ensino;
- Analisar propostas de aulas de física planejadas com elementos de história da ciência, experimentos e exercícios de aplicação;
- Planejar aulas de física com o viés apresentado na disciplina;
- Experimentar métodos ativos de aprendizagem como sala de aula invertida e ensino híbrido;
- Apresentar ideias que estimulem para um ensino de física mais moderno, efetivo e que valorize o caminho de construção percorrido pela ciência;
- Discutir métodos de avaliação adequados para um ensino de física focado numa perspectiva histórico-experimental atualizada.
- Ementa:
- A ciência na Antiguidade;
- A física na Idade Média;
- O pensamento científico moderno e a origem do mundo;
- Galileu;
- Bacon, Descartes e Huygens;
- Mecânica newtoniana;
- Energia, calor e entropia;
- Teoria eletromagnética;
- As relatividades e os absolutos;
- O estranho mundo quântico;
- A criação da matéria e o Big Bang;
- Estudos e dúvidas mais recentes.
- Como funciona: A disciplina é projetada para fornecer uma base conceitual sólida aos professores, bem como apresentar alternativas viáveis para aplicação em sala de aula, com base em referências bibliográficas atualizadas. A ementa será desenvolvida ao longo das unidades da disciplina, acompanhada de planos de ação (atividades) que podem ser adaptados e explorados em diferentes contextos de ensino. A metodologia da disciplina inclui: desenvolvimento da ementa ao longo das unidades, elaboração de planos de ações (atividades) para aplicação em sala de aula e utilização de referências bibliográficas recentes para embasar as discussões e atividades. Em cada unidade, o cursista participará de uma proposta avaliativa que pode incluir: fórum de discussão, tarefas, elaboração de plano de ensino, avaliação por pares e questionários. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades vinculadas aos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina, e a nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada, considerando-se o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com NF maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Hudson de Aguiar Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.