- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: A inteligência artificial no ensino de ciências e a discussão do pensamento crítico
Informações
- Público-alvo: Professores de física, matemática, biologia e química
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem:
- Compreender os conceitos fundamentais de inteligência artificial e suas aplicações no contexto educacional, especialmente no ensino de ciências.
- Analisar criticamente o uso de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, no planejamento, mediação e avaliação de práticas pedagógicas.
- Explorar estratégias didáticas que integrem IA ao ensino de ciências, com foco em metodologias ativas, aprendizagem investigativa e gamificação.
- Promover a reflexão sobre o papel da IA no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, destacando a importância da argumentação, da análise de evidências e da tomada de decisão consciente.
- Debater questões éticas relacionadas ao uso da IA na educação, incluindo temas como viés algorítmico, confiabilidade da informação e o papel do professor como mediador do conhecimento.
- Elaborar propostas pedagógicas inovadoras, com uso intencional e crítico da IA, voltadas à formação de estudantes autônomos, curiosos e conscientes do papel social da ciência.
- Ementa:
- Conceitos básicos de IA e suas aplicações no contexto educacional;
- Ferramentas de IA generativa e análise de dados para professores;
- Limites e potencialidades das tecnologias emergentes;
- Desafios contemporâneos do ensino de ciências;
- Mudança de paradigmas: do ensino conteudista à aprendizagem por investigação;
- Papel das tecnologias digitais na construção do conhecimento científico;
- Exemplos de uso da IA na elaboração de planos de aula, avaliações e atividades investigativas;
- Automação com criticidade: uso consciente de assistentes de IA;
- Atividades gamificadas, simulações e experimentos virtuais;
- Conceitos e fundamentos do pensamento crítico na educação;
- Estratégias para promover a argumentação, a dúvida e a autonomia intelectual;
- O papel da ciência na formação de cidadãos críticos;
- Discussão sobre os limites éticos do uso da IA na educação;
- Análise de vieses algorítmicos e desinformação;
- O professor como curador e mediador do conhecimento;
- Proposição de atividades práticas e colaborativas com uso de IA;
- Análise de casos e relatos de experiência;
- Planejamento de intervenções pedagógicas com foco no pensamento crítico.
- Como funciona: A é formulada em unidades temáticas na sala de aula virtual, onde abordaremos temas ligados ao uso da inteligência artificial no ensino de ciências. Em cada unidade, traremos um tópico importante que será abordado a partir de um texto-base, roteiros de ações e materiais complementares que trazem propostas para a abordagem dos conteúdos em sala de aula. Além disso, o cursista participará de uma proposta avaliativa, em cada unidade, que pode incluir: fórum de discussão, tarefas, elaboração de plano de ensino, avaliação por pares e questionários. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades vinculadas aos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina, e a nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada, considerando-se o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com NF maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo Pilad Nóbrega - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.