- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: Tecer em história: os usos da história local em sala de aula
Informações
- Público-alvo: Professores com disciplina de ingresso história; professores das demais disciplinas relacionadas às ciências humanas (geografia, sociologia e filosofia); pedagogos/as.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: XXX
- Objetivo(s) de aprendizagem: Esta disciplina busca analisar o debate historiográfico sobre os usos da história local, examinando a relação entre a micro-história e o local. Cabe, também, uma possível reflexão sobre a experiência da história local na história do Rio de Janeiro e sobre a relação das vivências históricas e da história local.
- Ementa:
- História local: um debate teórico-metodológico;
- Experiências de história local em municípios do Rio de Janeiro;
- Produção de questões objetivas sobre história local;
- A micro-história e a produção imagética de experiência do local.
- Como funciona: A elaboração desta disciplina surgiu da inquietação de pensar a respeito da história local como possibilidade de investigação histórica. O objetivo é refletir como a história local pode ser utilizada em sala de aula como um instrumento de pertencimento de professores, alunos e comunidade em geral na construção das identidades de seus territórios. Em linhas gerais, trata-se de como um bairro, cidade ou região podem ser trabalhados em sala de aula como formas de produção de materiais didáticos. A disciplina pretende, ainda, problematizar como os eventos, personagens, tradições e transformações que moldaram a identidade e a cultura locais ao longo do tempo podem ser promovidos em sala de aula. As atividades serão programadas na sala de aula virtual, distribuídas entre fóruns, textos, vídeos, análise de fontes e produção de material didático. Por fim, as avaliações consistirão na participação nos fóruns e nas atividades escritas.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Gustavo Pinto de Sousa - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.