- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Educação com neurociência e inteligência artificial
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar possibilidades de utilizar na sala de aula recursos de inteligência artificial relacionados com neurociência. Capacitar e discutir sobre novas possibilidades de inovação em sala de aula considerando insights sobre como o cérebro humano aprende e retém informações. Apresentar ambientes interativos para construção de propostas utilizando tecnologias na produção de atividades interdisciplinares com cultura digital. Desenvolver atividades que irão colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, explorando e discutindo a aplicação da neurociência à tecnologia educacional, destacando como essa abordagem pode maximizar o potencial de aprendizagem dos alunos. Esta disciplina permite trabalhar com todos os conteúdos da Educação Básica, tornando possível aprendizagem de qualidade e desenvolvimento da prática pedagógica, desenvolvendo no aluno a competência de ser protagonista da sua aprendizagem.
- Ementa:
- Fundamentos de inteligência artificial;
- Uso de IA para aprendizagem interativa;
- Fundamentos da neurociência educacional;
- Introdução à neurociência e sua relação com a educação;
- Neurotransmissores e sua influência no processo educacional;
- Importância da neurociência para o design instrucional;
- Tecnologia educacional e neurociência;
- Papel da tecnologia na educação moderna;
- Ferramentas de IA para neurociência aplicada ao design de interfaces educacionais;
- Gamificação e neurociência: como os jogos podem melhorar a aprendizagem;
- Realidade virtual e aumentada na educação: insights neurocientíficos;
- Inteligência artificial e personalização do ensino com base em princípios neurocientíficos;
- Neurociência da atenção e concentração em ambientes virtuais;
- Avaliação e feedback baseados em neurociência em ambientes virtuais de aprendizagem;
- Aplicações práticas e estudos de caso;
- Estudos de caso de sucesso na integração da neurociência e tecnologia educacional;
- Ferramentas e recursos disponíveis para educadores interessados em implementar abordagens baseadas na neurociência e inteligência artificial;
- Desafios e considerações éticas nas aplicações da neurociência e da inteligência artificial à tecnologia educacional;
- Elaboração de projetos interativos em ambiente on-line.
- Como funciona: Haverá encontros síncronos como lives com participação facultativa; fóruns de dúvidas com participação facultativa; atividades somativas (a distância) com avaliações para aprovação.
Equipe
- Coordenadora da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: César Augusto Rangel Bastos - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Regina Felício - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.