- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Práticas pedagógicas inclusivas com estudantes público da Educação Especial
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas no contexto de turmas do ensino regular que tenham estudantes público da Educação Especial; desenvolver propostas de ensino inclusivas durante a disciplina.
- Ementa:
- Práticas pedagógicas inclusivas: possibilidades de ensino e aprendizagem de estudan-tes público da Educação Especial: contextualização da Educação Especial na pers-pectiva inclusiva;
- Práticas pedagógicas inclusivas: como podemos tornar a aula acessível a todos.
- Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): reflexões sobre como tornar uma aula acessível com base nos princípios do DUA;
- Como prever estratégias diferentes, motivar os alunos e permitir que eles expressem o que aprenderam no contexto da Educação Inclusiva?
- Tecnologia assistiva: recursos e serviços que podem favorecer a aprendizagem de es-tudantes público da Educação Especial;
- Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA): o que é CAA e como colocá-la em prática no contexto da sala de aula;
- A CAA como facilitadora para a inclusão de estudantes com necessidades complexas de comunicação.
- Acessibilidade na avaliação escolar: o processo de avaliação no contexto da Educa-ção Inclusiva;
- Apresentação do planejamento de acessibilidade na avaliação.
- Como funciona: A dinâmica da disciplina contará com aulas síncronas em dias e horários combinados com a turma, além de leitura de textos e artigos científicos, vídeos e a apresentação de respostas e reflexões nos fóruns, que serão a base para a compreensão do conteúdo estudado. As atividades serão individuais e postadas na sala de aula de aula virtual, proporcionando a troca de conhecimentos entre a professora e os participantes. As avaliações serão quinzenais; a apresentação de reflexões nos fóruns da sala de aula virtual e a participação nas aulas síncronas contarão na soma da nota da avaliação final. As notas serão mensuradas a partir da avaliação da apresentação das respostas e a compreensão do conhecimento apresentado.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professor responsável: Luciana de Barros Oliveira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.