- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para estudantes com autismo e síndromes
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica, orientadores educacionais, orientadores pedagógicos, graduados em cursos de licenciatura e mediadores.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Diferenciar os recursos e dispositivos de CAA de alta e baixa tecnologia e suas aplicações para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Rett, síndrome de Lennox-Gastaut e síndrome de Down; investigar as principais barreiras e os desafios enfrentados na implementação da CAA em escolas públicas, especialmente nas periferias; Analisar cinco estudos de caso e práticas bem-sucedidas na utilização da comunicação aumentativa e alternativa (CAA), identificando estratégias eficazes para promover a comunicação e a aprendizagem de estudantes com autismo e síndromes; elaborar estratégias pedagógicas personalizadas para auxiliar no desenvolvimento da comunicação funcional e na participação ativa dos estudantes no ambiente escolar.
- Ementa:
- CAA e necessidades complexas de comunicação (NCC);
- Conceitos de comunicação funcional e multimodalidade.
- A importância da CAA para estudantes com autismo e síndromes: características da comunicação em estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Rett, síndrome de Lennox-Gastaut e síndrome de Down;
- Recursos e tecnologias de CAA;
- Diferenciação entre alta e baixa tecnologia;
- Pranchas de comunicação, sistemas pictográficos e softwares e aplicativos móveis;
- Adaptações e personalização de recursos para diferentes perfis de estudantes;
- Estratégias pedagógicas e formação de parceiros comunicativos;
- Como estruturar rotinas comunicativas para estudantes com dificuldades na oralidade;
- O papel da família, professores, terapeutas e colegas como parceiros comunicativos;
- Metodologias ativas aplicadas ao ensino com suporte da CAA;
- Estudos de caso e análise de práticas bem-sucedidas;
- Desafios e caminhos para implementação da CAA;
- Barreiras institucionais, culturais e estruturais na implementação da CAA em escolas públicas;
- Inovações e tendências recentes na pesquisa sobre CAA.
- Como funciona: A disciplina foi estruturada com base nos princípios da andragogia, priorizando a autonomia e a aplicabilidade prática do conhecimento por parte dos estudantes adultos, em um ambiente de ensino humanizado. A proposta metodológica contempla quatro encontros síncronos estrategicamente distribuídos ao longo da disciplina para fomentar discussões e sanar dúvidas em tempo real, além de diversas atividades assíncronas. Entre as ferramentas implementadas, destacam-se questionários, estudos de caso, glossário colaborativo, mapas mentais, resumos e atividades individuais e em grupo. Todo o material de estudo está disponível na sala de aula virtual, facilitando o acesso aos conteúdos a qualquer momento. As atividades assíncronas incluem fóruns de discussão, nos quais os alunos podem compartilhar reflexões e experiências, enriquecendo o aprendizado por meio da troca de perspectivas. Além disso, a disciplina oferece momentos de autoavaliação, permitindo que os cursistas acompanhem seu progresso e identifiquem áreas que demandam maior aprofundamento. Essas estratégias visam atender às necessidades específicas dos cursistas, promovendo um aprendizado significativo e alinhado aos desafios práticos da aplicação da CAA para estudantes com necessidades complexas de comunicação (NCC).
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável e mediadora pedagógica: Adriana da Silva Maria Pereira - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: NOME - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.