- Área: Matemática
- Curso: Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: Avaliações digitais dinâmicas em Matemática
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática e áreas afins
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Desenvolver aspectos teóricos e práticos sobre avaliação em Matemática; discutir aspectos de avaliações da aprendizagem matemática com tecnologias digitais; elaborar avaliações dinâmicas para o ensino e aprendizagem de Matemática.
- Ementa:
- Aspectos pedagógicos e conceituais: a importante articulação das avaliações online com os demais elementos do planejamento: objetivos, conteúdos e metodologia. Concepções teóricas distintas sobre avaliações digitais; modelo cognitivo para a avaliação em Geometria (modelo de Van Hiele) adaptado com tecnologias digitais e outros;
- Aspectos Matemáticos: exploração e formulação de avaliações com recursos digitais. Justificação e avaliação em Matemática;
- Atividades práticas: estruturação de avaliações com tecnologias digitais nas diferentes unidades temáticas da área de Matemática; procedimentos para elaboração de avaliações com uso de ambientes digitais para a abordagem de objetos de conhecimento curriculares. Diferentes ambientes digitais para a avaliação (Complemento Flubaroo, Scratch e outros).
- Como funciona: A disciplina iniciará abordando conceitos relativos às concepções teórico-metodológicas de avaliação em Matemática. Na sequência, serão apresentados princípios para a elaboração de avaliações e testes. O professor será orientado a resolver e elaborar avaliações nos diferentes anos escolares e em diferentes unidades temáticas da área de Matemática. Cada semana haverá uma tarefa (avaliação), a ser preenchida e enviada pelos cursistas por um link específico na plataforma. Serão propostos fóruns temáticos nos quais pretende-se discutir não apenas elementos teóricos que permeiam aspectos da avaliação formativa em Matemática, mas também considerando práticas pedagógicas de avaliação exitosas dos cursistas em sala de aula. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, vídeos tutoriais de própria autoria especificamente criados para a disciplina (e ou vídeos tutoriais disponíveis no Youtube) e possivelmente uma live que poderá ser apresentada pelo professor responsável da disciplina ou por professores especialistas convidados que possuam expertise no assunto. Trata-se de um momento em que os cursistas terão a oportunidade de interagir com o palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live, que será dinâmica e interativa, preferencialmente no formato de oficina. Mesmo não sendo obrigatória, os cursistas que participarem ao vivo ganharão 10 pontos extras. Em síntese, a avaliação acontecerá mediante a participação nos fóruns e envio de tarefas, que abordarão propostas e discussões sobre avaliação em Matemática, em que o professor também terá a oportunidade de elaborar avaliações diagnósticas, somativas e principalmente formativas com o uso de ambientes digitais para a abordagem de objetos de conhecimento na Educação Básica.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável e mediador pedagógico: Marcelo de Oliveira Dias - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.