- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: IA e as metodologias ativas na Educação
Informações
- Público-alvo: Professores de Física, Matemática, Biologia e Química.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Desenvolver a capacidade dos professores e educadores para o uso da IA como ferramenta de apoio na aplicação das metodologias ativas em sala de aula, promovendo a investigação, o pensamento crítico e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem; analisar os princípios das metodologias ativas e a sua importância nos processos de ensino-aprendizagem em sala de aula; explorar o uso da IA para auxiliar na formulação de hipóteses, experimentação e análise de dados; aplicar a IA em atividades práticas para despertar a curiosidade científica dos alunos; aprender a personalizar o uso da IA para diferentes áreas de estudo e níveis educacionais; desenvolver projetos e atividades que envolvam as metodologias ativas; caracterizar as práticas pedagógicas implementadas com o uso da IA; identificar as melhores estratégias de ensino.
- Ementa:
- Conceitos básicos de IA e aprendizado de máquina;
- Histórico e evolução da IA na Educação;
- Aplicações da IA na Educação: tutores virtuais, sistemas de recomendação, análise de dados de aprendizagem, etc.;
- Ética e desafios da IA na educação;
- Princípios e fundamentos das metodologias ativas;
- Aprendizagem baseada em projetos (ABP), sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em problemas (ABP);
- Personalização da aprendizagem com o auxílio da IA;
- Ferramentas de IA para criação de trilhas de aprendizagem adaptativas;
- Geração de conteúdo educacional com IA: texto, imagens, vídeos etc.;
- Ferramentas de IA para criação de quizzes, exercícios e atividades interativas;
- Análise de dados de avaliação com IA: identificação de padrões de aprendizagem, feedback personalizado etc.;
- IA para detecção de plágio e fraudes em avaliações;
- Coleta e análise de dados de aprendizagem com IA;
- Ferramentas de IA para visualização de dados e geração de relatórios de desempenho;
- Feedback personalizado e adaptativo com o auxílio da IA;
- IA para identificação de dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica;
- Princípios do design instrucional e sua aplicação na criação de experiências de aprendizagem com IA;
- Integração de IA e metodologias ativas no planejamento de aulas e atividades;
- Criação de roteiros de aprendizagem personalizados com o auxílio da IA;
- Ferramentas de IA para criação de ambientes de aprendizagem imersivos e interativos;
- Desenvolvimento de projetos práticos de aplicação de IA e metodologias ativas na Educação;
- Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos;
- Planejamento da implementação de IA e metodologias ativas em contextos educacionais reais;
- Compartilhamento de recursos e boas práticas.
- Como funciona: A disciplina é formulada em unidades temáticas; abordaremos temas ligados ao uso das IA e às metodologias ativas na Educação. Em cada unidade, traremos um tópico importante a ser abordado a partir de um texto-base, roteiros de ação e materiais complementares que trazem propostas para abordagem dos conteúdos na sala de aula. Em cada unidade, o cursista participará de uma proposta avaliativa que pode incluir: fórum de discussão, tarefas, elaboração de plano de ensino, avaliação por pares, questionários. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades vinculadas aos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina; a nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada, considerando o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com nota final (NF) maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo Pilad Nóbrega - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.