- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Construindo jogos didáticos em Física
Informações
- Público-alvo: Professores de Ciências, Física e Matemática
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: • Conhecer referências bibliográficas que apresentam a abordagem de tópicos da Física por meio de jogos didáticos. • Produzir jogos didáticos que promovam uma melhor dinâmica dos alunos em sala de aula; • Colaborar para melhorar os materiais didáticos produzidos por outros cursistas; • Experimentar as atividades produzidas ao longo da disciplina; • Apresentar ideias que auxiliem na construção de jogos didáticos autorais e contextualizados à sua realidade pedagógica; • Aplicar jogos didáticos nos espaços de sala de aula e avaliar os resultados obtidos levando em conta os aspectos socioemocional, cognitivo e colaborativo.
- Ementa:
- Leis do movimento;
- Energia mecânica e sua conservação/dissipação;
- Óptica geométrica;
- Ondas;
- Leis da Termodinâmica;
- Relatividade restrita e geral;
- Tópicos de Física Moderna para Ensino Médio.
- Como funciona: A disciplina é montado para dar um bom embasamento conceitual ao professor(a) e mostrar alternativas viáveis para serem usadas em nossas aulas, com base em referências bibliográficas recentes. A ementa será trabalhada ao longo das Unidades d a disciplina, acompanhados de Planos de ação (Atividades e Jogos didáticos) que podem ser adaptados/explorados nos diversos espaços de ensino. A avaliação acontece em qualquer ação proposta ao cursista, envolvendo participação nos fóruns temáticos, responder questionários e elaborar planos de ação, visando que o cursista precisa ter um engajamento necessário para construir os seus próprios jogos didáticos ou adaptá-los à sua realidade pedagógica. Toda a dinâmica do andamento a disciplina está ancorada em seu Cronograma, que fica disponível na Sala de Aula assim que a disciplina está em vigor. A disciplina é formulada dar um bom embasamento conceitual ao professor(a) e mostrar alternativas viáveis para serem usadas em suas aulas, com base em referências bibliográficas recentes. As unidades temáticas serão desenvolvidas dentro da sala de aula virtual, sendo totalmente online. Em cada unidade, traremos um tópico importante que será abordado a partir de um texto-base, roteiros de ação e materiais complementares que trazem propostas para abordagem dos conteúdos na sala de aula. Em cada unidade, o cursista participará de uma proposta avaliativa que pode incluir: Fórum de Discussão, Tarefas, Elaboração de plano de Ensino, Avaliação por pares, Questionários. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades vinculadas aos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina e a nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada e, considerando-se o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com Nota final (NF) maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Hudson de Aguiar Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.