- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Arte
- Disciplina: Ensino da Arte na Educação Inclusiva
Informações
- Público-alvo: Professores de Arte e demais docentes das áreas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Este curso propõe uma reflexão sobre os princípios da Educação Inclusiva e sua aplicação no ensino de Arte, buscando explorar estratégias pedagógicas que favoreçam a participação efetiva de estudantes com necessidades educacionais específicas. A partir da análise de experiências e práticas inclusivas fundamentadas em referenciais teóricos e exemplos concretos, serão desenvolvidas metodologias adaptadas a diferentes contextos e perfis de alunos. Além disso, discutiremos como a arte pode ser uma ferramenta de criação de expressão e autonomia para sujeitos cujas especificidades historicamente não foram reconhecidas, ampliando as possibilidades de construção de um ensino mais democrático e acessível.
- Ementa:
- Fundamentos da Educação Inclusiva e legislação vigente;
- A relação entre arte, expressão e acessibilidade;
- Metodologias ativas e adaptações pedagógicas para o Ensino Inclusivo;
- Recursos tecnológicos e materiais acessíveis para o ensino de arte;
- Estudos de caso e experiências de Educação Inclusiva em arte.
- Avaliação e documentação do processo de ensino-aprendizagem inclusivo.
- Como funciona: A disciplina é oferecida na sala de aula virtual, proporcionando flexibilidade nos horários de estudo. As aulas são divididas em 12 unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes ao tema em questão. Cada unidade conta com textos de apresentação escritos pela professora responsável pelo curso e materiais complementares, como vídeos preexistentes, artigos especializados e acervos on-line de museus e instituições de arte. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de todo o curso; elas envolvem tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como a troca de experiências entre os cursistas. Na prática, realizaremos discussão dos conteúdos propostos na ementa por meio de seis fóruns temáticos e uma tarefa final que consiste na elaboração de um projeto multidisciplinar de mediação cultural. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Anna Corina Gonçalves - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.